Vitória em 20 minutos.

20 minutos. Esse foi o tempo suficiente para o Vasco bater o Resende ontem por 2 a 0. Foram vinte minutos de um futebol eficiente e o bastante para conseguir o resultado. Depois foi apenas administrar.

O jogo só valeu pelos primeiros 20 minutos. O Vasco acelerou o passo no início e aos 5 minutos abriu o placar: excelente jogada de Marrony pela ponta esquerda e cruzamento na medida para Tiago Reis abrir o placar, marcando seu primeiro gol como profissional. No lugar certo, no momento certo. Tiago Reis não é um primor de técnica, diga-se. Mas é um centroavante bem posicionado que é preciso. E aos 17, o segundo gol cruzmaltino: Cáceres invade pela direita, cruza; Marrony cabeceia para ótima defesa de Ranule e na volta, Bruno César só confere e empurra para as redes fazendo 2 a 0 para a equipe cruzmaltina. Mais uma vez, destaque para Marrony com uma ótima atuação, fazendo ótimas jogadas pela ponta esquerda, dentre elas a do gol. Ao contrário do que parte da torcida pede, que ele seja colocado como centroavante, ele realmente rende mais como ponta esquerda. É por ali, que ele costuma fazer jogadas em velocidade e com habilidade também. Jogando centralizado, a velocidade dele não seria muito usada e é uma das características principais do jovem jogador. O Resende só chutou uma bola perigosa no primeiro tempo, para boa defesa de Fernando Miguel.

O segundo tempo foi muito modorrento. O Vasco controlou o jogo, diminuiu o ritmo e jogou em ritmo de treino. O Resende tentou a reação em função disso. Mas era tarde demais e o Vasco deu poucas chances às tentativas do adversário prosperarem. Ou seja, o que era para ser feito, já tinha sido feito. Mas não sem críticas de parte da torcida, que queria goleada e tals. É preciso entender que o estilo de AV é esse. Defesa forte, com contragolpes eficientes. Então, não se pode esperar ofensividade máxima desse time. Ele usa pontas abertos e velozes, justamente para pegar os adversários desprevenidos com contragolpes por vezes mortais. Assim é o nosso time.

Com a vitória ontem, o Vasco retomou a segunda posição. Se o Voltaço não derrotar a Cabofriense em Cabo Frio hoje, o Vasco permanece na segunda posição e uma vitória simples sobre o Bangu carimba a vaga para a semifinal, possivelmente em segundo lugar.