O Vasco é gigante em qualquer lugar que vá jogar

Amigos,

O Vasco fez seu primeiro confronto pela segunda fase do Carioca e ganhou, de maneira fácil e até administrando a hora que queria fazer gol. Grande destaque para o Jorge Henrique, que resolveu aparecer no campeonato estadual, jogando mais recuado e para o Júlio dos Santos, que participou muito das jogadas.

O ponto negativo foi a queda de rendimento do Madson no segundo tempo. Ele é um jogador novo, que tem um tremendo potencial e precisa explorar sua maior característica, que é a sua velocidade. Porém, precisa erguer a cabeça quando vai à linha de fundo cruzar ou lançar qualquer bola na área. Volto a repetir o que já escrevi em outras colunas: a titularidade absoluta às vezes faz mal a ele. Continua tendo muito crédito, porque sabe jogar bola e é novo, pode aprender com o Jorginho que foi um grande lateral direito e sabia cruzar como ninguém.

O jogador Andrezinho, que vinha tendo um grande destaque, jogou de segundo volante, mais recuado e não apareceu tanto, porém fez uma função tática muito importante.

No mais, o time do Vasco não teve muito trabalho para dominar a partida e ganhar. Apenas acho que contra esses times, ditos mais fracos, precisamos fazer saldo. Serão três clássicos e gols farão diferença na classificação final.

Quanto ao Jorginho colocar os garotos pra jogar, estou de acordo, porém não colocando no final do jogo com placar já decidido, onde nenhum deles poderia apresentar seu futebol. Colocar por colocar só pra dizer que entrou na súmula de jogo é feio.

++++++

Estamos vendo os clássicos e agora também os grandes contra pequenos sendo colocados fora do Rio de Janeiro em pleno campeonato carioca. É a grande desmoralização de um campeonato ruim, falido, desorganizado e caro.

Sei que a torcida de fora tem muito prazer e recebe o time com grande festa em qualquer lugar que o Vasco vá jogar. Poucos têm a oportunidade de presenciar o time jogando, mas campeonato carioca é estadual, e não nacional como copa do Brasil e campeonato Brasileiro, onde o Vasco viajará muito pra jogar.

O fato de só existir o interesse financeiro mostra a falência institucional da federação que administra o campeonato. Acredito que este não acaba de vez porque esta própria federação precisa faturar, ou melhor, superfaturar em cima dos clubes. Por que não acabar com este campeonato e voltar com o Rio-São Paulo de vez?

Defendo o carioca pela sobrevivência dos clubes pequenos, que fecharão suas portas sem confrontos com os grandes, onde faturam. Vejam pelo confronto Boavista x Vasco, que será no Espírito Santo, com uma imensa torcida Vascaína e com quase todos os ingressos esgotados e caros. Tudo pelo amor de ver o Vasco jogar.

Olha como soa ridículo o confronto de um clássico do Rio jogado em São Paulo, no Pacaembu.

Decadente!

+++++

O Vasco é gigante e foi recebido com muita festa e carinho pela torcida capixaba.  Jogo difícil. Considero o Boavista o melhor dos times pequenos. Time que joga sério, não dá muito espaço para o adversário jogar e que atrapalhou a vida de muitos grandes na primeira fase do campeonato estadual. O Vasco tem time pra ganhar e que a torcida faça uma festa muito bonita na hora do jogo.

++++++

Sabe essas surpresas e coincidências que a vida nos proporciona? Semana passada tive uma delas.

Postei na minha coluna um foto de três meninos pequenos, jogadores do futsal, fazendo referência à parte da coluna que falava sobre termos paciência com os garotos da base. Não é que o pai de um dos meninos da foto viu a coluna e veio conversar comigo no reservado de uma rede social? Falou do trabalho do menino Rogério, conhecido como fenômeno capixaba, que vem uma vez por mês jogar pelo Vasco. Teve proposta de vários clubes, inclusive um de fora do país, porém o pai disse que no Vasco o garoto é tratado com muito carinho e atenção. Ele espera que o menino permaneça no clube e se torne um profissional com a camisa do Vasco.

Vi vários vídeos do garoto. Ele realmente joga muita bola. Desejo toda sorte do mundo ao Rogério e ao seu pai e que a torcida, através de uma família como essa, veja o esforço que é feito para se ter apenas uma oportunidade.

+++++

Está chegando o lançamento do novo programa de sócios. Apesar de discordar de não ter um plano para o sócio poder votar, espero que todos esses pré-cadastrados se tornem sócios de verdade. Vou aguardar o lançamento oficial para falar melhor sobre os planos.

+++++

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente.

+++++

E você já é Sócio do Vasco? Está esperando o quê?

+++++

Toda segunda-feira tem o programa FALA VASCAÍNO às 22 horas. Não percam!
www.youtube.com/falavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com