Um sonho sonhado junto pode se tornar realidade.

Amigos,

Do final de semana pra cá fizemos dois jogos. No sábado, o jogo contra o Bahia foi muito bom, contra um adversário que saiu para o jogo. O time do Vasco fez gols, mas também perdeu muitos.

Há muito tempo não vejo um jogo tão bom e tão bonito de se ver. Quem foi a São Januário saiu satisfeito pelo placar e pelos dois golaços do Nenê. Jogador diferenciado e que está fazendo muitos gols, surpreendendo o próprio jogador – que diz que é um meia e não esperava ser artilheiro na temporada.

O Vasco teve algumas falhas, deixando o adversário empatar, dos zagueiros e do goleiro, que poderiam até ter comprometido o resultado final. O técnico Jorginho tem o time nas mãos e sabe trabalhar e explorar as características do seus jogadores. Tirando o destaque do Nenê, gostaria de ressaltar talvez a melhor partida do lateral Yago Pikachu com a camisa do Vasco e a entrada muito boa do volante Willian. Jogador que sabe marcar sem quase cometer faltas, sabe sair jogando e até arriscou dois chutes ao gol. Grande aquisição para a equipe do Vasco.

Outro que todo jogo tem sido fundamental para o time é o Jorge Henrique. Cada vez mais calando minha boca, quando achava que estava em final de carreira. Jogador polivalente, que se doa ao time, ocupando a função que for necessária para ajudar.

Agora, tem sido impressionante que, mesmo não sendo muito querido pelos torcedores, o Júlio dos Santos é fundamental para a saída de bola no meio campo. Quando ele é substituído, o time perde o passe do meio e chutões começam a aparecer da zaga para o ataque. Antes um jogador inquestionável neste elenco e hoje frequentemente substituído. Mesmo assim, sua ausência em campo é sentida. Segundo o Cappres, Fellype Gabriel faz uma pré-temporada, por não estar nas mesmas condições físicas dos demais, mas acho que estando apto, Júlio perde a vaga pra ele.

Terça, o Oeste, que tem parte do time do Audax, vice-campeão paulista, deu trabalho ao Vasco. O time fez jogo duro. Tocava a bola rápido e com passes precisos, sem dar chutão. Saímos com a invencibilidade, o que de certa forma, como disse coluna passada, pressiona esse time a ganhar por obrigação. É um peso. Quem gosta de perder? Ninguém, mas temos que jogar para ganhar e não para não perder. Enquanto isso, a torcida fica na zoeira e os rivais tentam secar. Mas não tem jeito, tem que aturar o Vasco invicto.

+++++

Queria falar do Thalles. Eu sempre acreditei nele. Muitas vezes convocado para as seleções sub-20 e sempre titular. Às vezes sua convocação não era justa, porque figurava no banco do Vasco, e acho que isso não ajudou na sua forma física e nem com a sua cabeça. Ser convocado, na maioria das vezes, deveria ser por estar numa grande fase de sua carreira e isso faz com que o jogador, ainda mais um menino, se iluda e ache que seu futebol está acima do bem e do mal. E por este caminho ele se perdeu.

Com a chegada do técnico Jorginho, eles tiveram uma conversa e parece que Thalles tinha tomado rumo, aceitando que poderia ser a última chance com a camisa do Vasco. Ele emagreceu, se empenhou na pré-temporada. Pareceu que realmente aproveitaria a oportunidade. Perdeu a vaga para o Riascos e acho que perdeu aquela vontade e empenho todo. Voltou a engordar e, com isso, sua explosão em campo diminuiu. Agora, de fato, o Vasco precisa dele. Fiquei feliz pelo gol que ele fez. Que tenha sido a chance para a sua recuperação. A torcida não acredita mais. Parece que o clube também não, já que corre atrás de um centroavante, o típico camisa nove.

Para o clube, já foi oferecido o centroavante Gilberto, campeão estadual em 2015 e o Vasco analisa o argentino Germán Alejandro Lesman, de 25 anos, artilheiro da série B argentina pelo All Boys, com 15 gols em 18 jogos.

Ou o Thalles trata de jogar e fazer gols ou será o eterno reserva desse time. Vejo até o caio Monteiro com mais chances do que ele.

+++++

Começaram as finais do basquete. No primeiro jogo jogamos muito mal e chegamos a virar, mas como sempre um apagão tomou conta do time e perdemos feio. Um time sem pegada e sem vibração em quadra.

No segundo jogo a equipe melhorou consideravelmente trabalhando mais os rebotes ofensivos e defensivos e tendo mais posse de bola. O jogo estava tranquilo e se o time do Vasco jogasse mais sério e mais duro abria um placar mais amplo. Mas não foi o que aconteceu. Pela tranquilidade afrouxou seu jogo e deixou o adversário virar um jogo que poderia ter ganhado e assim poder classificar no rio, em casa, já que os dois primeiros jogos foram no Paraná.

Agora é obrigação ganhar para não ser eliminado e perder a vaga no NBB.

Tenho acompanhado todos os jogos do Vasco e fui a muitos jogos da Liga carioca ano retrasado, da qual esse time foi campeão e a equipe começou a ser formada. Esse time é suficiente para jogar a Liga Ouro. Para o NBB, precisaria mudar quase tudo. Temos um técnico fraquíssimo, que não sabe treinar esse time. Um time no qual não existe jogada com os pivôs, não existe infiltração, que tenta arremesso muita das vezes sem trabalhar a bola ou explorar alguma jogada ensaiada e cujos jogadores perdem muito lances livres. Nesse último jogo, o treinador errou várias vezes, por colocar o time errado em quadra. Se fosse um treinador mais qualificado, o Vasco estaria apresentando-se melhor. O técnico Cristiano não sabe explorar o melhor dos seus jogadores e não treina essa equipe.

Então fica aqui um apelo para todos os Vascaínos comparecerem domingo, às 11 horas, no Ginásio de São Januário, e apoiar o time. Lá na casa do adversário, até molambo foi para torcer pra eles, cantando inclusive músicas do futebol. Agora, nossa torcida precisa estar presente, colocar pressão e mostrar quem manda aqui, dentro da nossa casa.

Um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho. Um sonho sonhado junto pode ser realizado.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES. #EUACREDITO

+++++

Sábado, Vasco x Goiás. Todos os caminhos levam a São Januário. Acredito num adversário mais fraco do que o time que enfrentamos ano passado, quando perdemos. Rumo à vitória. Esse grupo merece nossa presença e nosso apoio.

+++++

Sempre ao seu lado incondicionalmente.

++++++

E você já é sócio do Vasco? Está esperando o quê?

+++++

Toda segunda-feira tem o Programa Fala Vascaíno às 22 horas. Não percam! E Está tendo PROMOÇÃO DIA DOS NAMORADOS. É só ir à nossa fanpage do PROGRAMA FALA VASCAÍNO e postar uma foto do casal vestido de Vasco no post da promoção e compartilhar e pedir curtidas, é claro. A foto do casal mais curtida cada um ganha uma camisa do Vasco. PARTICIPEM!!!!!
www.youtube.com/falavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com