A torcida presente faz ou não a diferença? Muita!

Amigos,

Viemos de uma vitória no brasileiro e sem tomar gols, coisa que não acontecia há algum tempo, e fomos para o jogo de volta da copa do Brasil contra o Santos.

A diretoria colocou promoção e a torcida fez festa dentro e fora do estádio. Público muito bom, incentivando um time que, mesmo não sendo taticamente perfeito, não deixou de lutar.

O Vasco tomou um gol desnecessário com uma saída muito ruim do Martin Silva. Porém este tem todo o crédito. Fomos atrás do placar, apesar de termos perdido dois gols feitos que não podiam ser desperdiçados em hipótese alguma e que fizeram muita diferença.

O que foi o juiz do jogo? Um show de lambanças, de marcações duras para o Vasco e nunca para o adversário, fora os pênaltis não marcados e os impedimentos que ele não deu, junto com seu auxiliar.

De fato, estamos de saco cheio de quase todo jogo colocar que o Vasco é sucessivamente prejudicado pela arbitragem.

Existem jogos que são duros e que uma bola, uma única bola, decide. Tem outros jogos em que o time perde um monte de gols e depois vai reclamar de um único lance. Acho que a arbitragem no Brasil é tão fraca que às vezes tenho dúvidas de apenas favorecimento. Pode ser também falta de conhecimento e aplicação da regra. Além da arrogância e marra de alguns apitadores, de acharem que estão acima de tudo.

O Vasco deu mole no primeiro jogo, isso é fato. Os jogos da copa do Brasil tem duração de 180 minutos. Nossa primeira apresentação foi catastrófica e por um milagre não tomamos uma goleada. No segundo jogo, tivemos que correr atrás do resultado o tempo todo e até fomos, mas nas melhores oportunidades não concluímos.

Como podemos reclamar de arbitragem apenas como influenciador do resultado? Será que se tivéssemos feito aqueles dois gols já citados estaríamos falando ainda desse juiz? Não faria diferença. Estaríamos classificados. Ninguém quer ver aquela vergonha que foi em campo, porém precisamos acordar e ver a nossa realidade: talvez desse pra ganhar, mas começamos a perder nos primeiros 90 minutos.

+++++

Gostaria de saber por que a diretoria do Vasco diminuiu consideravelmente o preço para o sócio torcedor da arquibancada e quase nada para o sócio estatutário que senta na social, sócio esse que participa da política do clube e das eleições presidenciais? Foi uma falta de respeito, até porque é este sócio que praticamente tem ido aos jogos de todo o campeonato apoiando o time. As arquibancadas ficam vazias.

Aliás, sábia a decisão de manter a promoção para o campeonato brasileiro. Qualquer jogador gosta de jogar com estádio cheio e com torcida apoiando. Até o ímpeto e a vontade de vencer aumentam. Se não dá na técnica, dá na vontade. A presença da torcida faz ou não faz diferença? Faz muita!

Grande entrada do Alan Cardoso na esquerda, fez muita diferença no segundo tempo. Infelizmente o bom lateral Henrique perdeu sua oportunidade e, com a lesão do Júlio César, espero que o Alan seja efetivado.

Para hoje, contra o Atlético Goianiense, Júnior Dutra e talvez Douglas não joguem, também lesionados. Nenê está voltando a jogar bola, mesmo que não seja no ápice de sua condição física e técnica já mostra seu diferencial. Como caiu de rendimento o Andrezinho!

A grande surpresa é a subida, parece que de vez, do Andrey, jogador com destaque na base e muito pedido pelos torcedores.

Vamos ganhar do segundo colocado em um jogo duro e difícil e nos aproximar de vez da subida para nos livramos desse martírio.

+++++

O jogador Marcelo Mattos se machucou e a grande surpresa foi sua renovação. Como planejar com esses jogadores que estão renovando com mais idade se nem esse ano estão aguentando. Imagina ano que vem?

O planejamento já precisa começar urgentemente, com juventude e jogadores pontuais para algumas posições. Esse time não aguenta a série A e não queremos passar por isso novamente.

+++++

Nosso basquete estreou no estadual contra o Botafogo com vitória. Não foi uma bonita apresentação, mas já era esperado. O time ainda precisa entrar em ritmo de jogo, se soltar na parte física onde fizeram treinamentos duros e entrosar a equipe com os novos reforços. O time não joga desde a Liga Ouro.

Amanhã começa o torneio amistoso no Ceará, contra mulambada, Solar Cearense e Vitória. E começaremos logo contra a mulambada. Sinceramente, não gostei. Eles possuem um time pronto e, no momento, mais entrosado e com mais ritmo de jogo. Entramos nessa fase de preparação um nível abaixo, mas como cada jogo e vontade e dedicação em quadra fazem a diferença, vamos com tudo reviver os grandes clássicos.

Torcida do Nordeste: vamos apoiar o Vasco no basquete e prestigiar esse início de temporada!

+++++

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente.

+++++

E você já é Sócio do Vasco? Está esperando o quê?

+++++

Toda segunda-feira tem o programa FALA VASCAÍNO às 22 horas. Não percam!
Não deixem de participar da nossa promoção do dia das crianças!
www.youtube.com/falavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com