A situação é difícil, mas temos que acreditar enquanto der.

Amigos,

Dois jogos em que começamos bem, contra adversários do mesmo estado, em que estávamos ganhando e depois o time relaxou.

Dois jogos em que a arbitragem descaradamente roubou o Vasco, prejudicando e nos tirando mais quatro pontos.

Era preciso sim reclamar, nosso presidente fazer denúncias, se há favorecimento, esquemas. Isso tem de ser provado.

Só achei tardia essa denúncia. Já estamos sendo garfados há tempos e nada foi feito antes. Claro que não pode ficar calado, mas só quando bate o desespero é que tudo é colocado para mídia. Será que porque sempre existiu e nunca atingiu o Vasco e agora o nosso clube começa a ser prejudicado? Se acusou precisa ser provado.

Acho que o Vasco estar nessa situação vem da falta de planejamento. Sabíamos da situação que Dinamite entregou o clube, mas e os jogadores que vieram sem as mínimas condições para jogar no Vasco? Jogadores nível série B do carioca, ex-jogadores ainda em atividade que nem estavam jogando, vinda do Celso Roth, elenco com mais de quarenta jogadores. Uma série de sucessivos erros levou o Vasco a esta situação.

Quantos jogos horrorosos o Vasco fez? Muitos. Quantos gols incrivelmente perdidos? Vários. A nossa culpa por estar no desespero vem muito antes dos erros de arbitragem. Se tivéssemos feito a nossa parte lá atrás acumulando gordura, nada disso estaria acontecendo.

Eurico Miranda fez denúncias sérias. Colocou que o presidente da federação catarinense e vice-presidente da CBF esteve nos vestiários. A súmula comprovou. Citou que o filho também foi chefe de delegação em outro jogo do Vasco contra time catarinense e o Vasco teve quatro jogadores suspensos em que o próximo jogo era outro catarinense. Foto deste mesmo senhor almoçando com outro árbitro vazou na internet e o jogo que este apitou foi muito tumultuado em termos de arbitragem.

O Vasco não pode ser prejudicado. Neste momento faz por onde e tem lutado para sair da situação, mas fica difícil dessa maneira.

Agora precisamos brigar sim por justiça, mas jamais esquecendo que estarmos nessa situação não é culpa da arbitragem. Reclamamos por sermos torcedores apaixonados e esses pontos podem fazer diferença, até porque os adversários estão diretamente lutando conosco para sair desta situação e são os favorecidos.

Impossível, com todo respeito aos amigos catarinenses, nosso futebol em sua primeira linha ter quatro catarinenses disputando e ter quatro times na liga. Eles não possuem futebol para isso, tanto que os quatro times lutam para não cair. Estranho, muito estranho.

Vasco precisa fazer sua parte no campo, na bola.

Duvido que nosso presidente tenha falado tudo isso sem provas. Acredito que ele não queira falar, mas no último caso vai abrir a boca.

Amigos, não se deixem enganar. Se o Vasco cair, esperamos que não, não será pela arbitragem e sim pelo péssimo futebol apresentado ao longo do campeonato com tardia recuperação.

+++++

Voltando aos jogos, vi um Vasco tanto dentro quanto fora de casa começando o jogo pressionando, porém time tem cansado e adversário equilibrando o jogo. A verdade que o Vasco não sabe jogar contra times que jogam fechados. Tem dificuldade por não ter um jogador diferenciado que fure o bloqueio com jogadas individuais.

O que foi essa escalação do Jorginho após dez dias de treinamento? Jogar com Herrera é jogar com menos um em campo. Time voltou pior e sem o ritmo e a pegada que estava jogando. Só jogou bem os quinze primeiros minutos de jogo.

Desfalques fizeram muita falta. O Vasco sente por falta de um elenco qualificado.

+++++

O árbitro foi escalado em poucos jogos da série A e não tinha a experiência necessária para um confronto dessa importância. Mesmo árbitro e mesmo auxiliar que foram escalados em outro jogo tumultuado.

Como dar pênalti num lance que, mesmo que tivesse tocado na mão do jogador, até eu que estava no estádio vi que Rodrigo colocou as mãos para trás para não encostar na bola? Como não dar um pênalti num jogador que soca a bola e ainda levanta o braço ao alto para fazer o gesto? Desculpa, quero acreditar que é ruindade para não dizer que é armação.

CBF é uma vergonha.

Vi no jogo passado o ex-juiz e comentarista de arbitragem Paulo Cesar de Oliveira dizer que ano que vem CBF colocará o árbitro de vídeo. Será? Duvido! E os favorecimentos aos protegidos da rede manipuladora de televisão? Precisamos urgentemente do chip na bola, replay dos lances duvidosos, cópias das conversas dos rádios dos árbitros e profissionais remunerados para viverem única e exclusivamente de arbitragem. Enquanto isso não acontecer veremos essa vergonha.

+++++

Agora é tudo ou nada. Desesperadora a situação diante dos confrontos que teremos pela frente e ainda ter que torcer para não sermos garfados novamente.

Eu ainda escolho acreditar e você?

+++++

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente!

+++++

E você já é Sócio do Vasco? Está esperando o quê?

+++++

Amigos, fui convidada para também aos domingos a cada quinze dias participar do programa na internet A Voz do Vascaíno, às 22horas. Espero também por vocês lá!

Gostaria de convidar a todos para assistirem o Hangout do qual participo todas as terças-feiras às 22 horas: FALA VASCAÍNO.
www.youtube.com/falavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com