Depois da ampla divulgação do Programa de Sócios do Vasco,o Gigante houve adesão inicial de 10000 torcedores do Vasco o programa e nas últimas semanas teve um relativo aumento na procura. Mas eis a questão para reflexão: Associar ou não se associar ? Os planos variam de R$ 14,98 (Norte a Sul) a R$ 179,98 (Sempre ao Teu Lado). Olhando-se os valores, não se nota algo tão absurdo, talvez na média dos clubes brasileiros de um modo geral. Agora , vamos aqui debater os pontos do porquê se associar e porque não se associar
Ao se associar, o torcedor pode vir a ter como vantagens, descontos em ingressos, recebimento de produtos oficiais como a camisa oficial em um espaço de 12 meses, além de ter mais contato direto com jogadores, comissão técnica. Mas todo programa de sócios deve ir além disso. Vantagens em obter descontos em ingressos e/ou produtos oficiais não são, a juízo desta coluna, atrativos valorosos o bastante para convencer o torcedor a se associar. O programa do Internacional de Porto Alegre tem como grande atrativo, além dos descontos na compra de ingressos e produtos oficiais, o direito do torcedor em decidir o destino do seu clube através do voto. Ninguém, mais do que o torcedor tem o interesse não só de acompanhar o seu time, bem como de decidir o que é melhor para o seu clube ; já o Palmeiras oferece descontos mais convidativos nos produtos oficiais. Sem contar que, com o estádio remodelado, a torcida palmeirense tem ido com frequência aos jogos.
Já quanto ao que pode levar um torcedor a não se associar, no caso do Vasco, o momento político que leva parte da torcida a desconfiar que o investimento em um plano de sócios não irá trazer o que ele vislumbra. Esse talvez seja o motivo principal e único para o torcedor não se associar. Há uma categoria, a de sócio geral, na qual se o torcedor se associe, além dos benefícios dá direito ao sócio de votar. Estranhamente, quando o Programa Gigante foi lançado, a admissão de categoria de Sócio Geral foi suspensa. Mistério.
Mas infelizmente, a atual troca de ofensas entre os seguidores da diretoria atual e da oposição que vêm trocando farpas na Internet em todas as redes sociais cruzmaltinas, onde os partidários da atual diretoria chamam os opositores de “bovinos” e anti-vascaínos também ajuda a afugentar a entrada de novos sócios; afinal quem irá frequentar um clube para aturar uma seita ? O fato hoje é que o clima para associação não anda lá muito positivo, por conta dessa briga entre quem gosta da atual diretoria e quem não gosta. Longe de querer falar da política do clube, mas nesta briga inútil e infame só quem sai perdendo é o Club de Regatas Vasco da Gama. Precisamos entender que, acima das desavenças, de sermos bovinos ou caprinos, somos Vasco.