Ser ou Não Ser Sócio, Eis a Questão

Depois da ampla divulgação do Programa de Sócios do Vasco,o Gigante houve adesão inicial de 10000 torcedores do Vasco o programa e nas últimas semanas teve um relativo aumento na procura. Mas eis a questão para reflexão: Associar ou não se associar ? Os planos variam de R$ 14,98 (Norte a Sul) a R$ 179,98 (Sempre ao Teu Lado).  Olhando-se os valores, não se nota algo tão absurdo, talvez na média dos clubes brasileiros de um modo geral. Agora , vamos aqui debater os pontos do porquê se associar e porque não se associar

Ao se associar, o torcedor pode vir a ter como vantagens, descontos em ingressos, recebimento de produtos oficiais como a camisa oficial em um espaço de 12 meses, além de ter mais contato direto com jogadores, comissão técnica.  Mas todo programa de sócios deve ir além disso. Vantagens em obter descontos em ingressos e/ou produtos oficiais não são, a juízo desta coluna, atrativos valorosos o bastante para convencer o torcedor a se associar. O programa do Internacional de Porto Alegre tem como grande atrativo, além  dos descontos na compra de ingressos e produtos oficiais, o direito do torcedor em decidir o destino do seu clube através do voto. Ninguém, mais do que o torcedor tem o interesse não só de acompanhar o seu time, bem como de decidir o que é melhor para o seu clube ; já o Palmeiras oferece descontos mais convidativos nos produtos oficiais.  Sem contar que, com o estádio remodelado, a torcida palmeirense tem ido com frequência aos jogos.

Já quanto ao que pode levar um torcedor a não se associar, no caso do Vasco, o momento político que leva parte da torcida a desconfiar que o investimento em um plano de sócios não irá trazer o que ele vislumbra.  Esse talvez seja o motivo principal e único para o torcedor não se associar.  Há uma categoria, a de sócio geral, na qual se o torcedor se associe, além dos benefícios dá direito ao sócio de votar. Estranhamente, quando o Programa Gigante foi lançado, a admissão de categoria de Sócio Geral foi suspensa.  Mistério.

Mas infelizmente, a atual troca de ofensas entre os seguidores da diretoria atual e da oposição que  vêm trocando farpas na Internet em todas as redes sociais cruzmaltinas, onde os partidários da atual diretoria chamam os opositores de “bovinos” e anti-vascaínos também ajuda a afugentar a entrada de novos sócios; afinal quem irá frequentar um clube para aturar uma seita ?  O fato hoje é que o clima para associação não anda lá muito positivo, por conta dessa briga entre quem gosta da atual diretoria e quem não gosta.  Longe de querer falar da política do clube, mas nesta briga inútil e infame só quem sai perdendo é o Club de Regatas Vasco da Gama. Precisamos entender que, acima das desavenças, de sermos bovinos ou caprinos, somos Vasco.

Posted By Ricardo Fortes

4 Comments

Eduardo

E por que seria “antidemocrático”? O TIME do Vasco representa o CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA. CLUBE. Um sócio que frequenta o CLUBE, que conhece mais a fundo os méritos e deméritos da diretoria, seus acertos e erros não apenas na condução do TIME mas também na condução administrativa do CLUBE deve decidir os rumos políticos do CLUBE com o mesmo peso daqueles que OPTARAM LIVREMENTE em associar-se a esse CLUBE numa categoria diferente, que não inclui a vivência no dia a dia do CLUBE?

Eduardo

Se um momento ruim do time coincidir com o período eleitoral do clube e os sócios torcedores, na hipótese de terem direito ao voto, resolverem votar maciçamente na oposição isso será meritório mesmo que a diretoria esteja fazendo um trabalho exemplar na administração do clube, trabalho esse que possa trazer vitórias para o time futuramente?

Eduardo

E se, por outro lado, a direção estiver fazendo uma gestão tenebrosa e corrupta no clube mas ainda assim o time conseguir uma conquista importante próximo a uma eleição? Estamos falando de futebol, ora bolas. Isso não seria nenhum absurdo. Nessa hipótese se os sócios torcedores, animados pela conquista do time, resolverem votar maciçamente na permanência da diretoria incompetente e corrupta isso será meritório, mesmo que leve o clube a gravíssimos problemas futuramente? É isso mesmo? Abraço. SV

Ricardo Fortes

Prezado Eduardo,

Agradeço imensamente a atenção ao nosso site Panorama Vascaíno. Bom, grande abraço para você também e SV para você também. Então Eduardo, o objetivo deste artigo é justamente um convite ao debate. Eu decidi escrever este post justamente para convidar a nação vascaína a esse debate para observarmos o que cada um pensa acerca dessa questão. O que me levou a colocar isso em debate, foi principalmente o comportamento da torcida do Vasco em algumas redes sociais, como o Netvasco.com , e o Supervasco.com e o que pude observar é que a torcida está dividida ao meio. Evito até falar na política do Vasco, nem falo abertamente sobre isso, mas tenho observado que a parte da torcida alinhada a diretoria atual tem sistematicamente ofendido os que não são afeitos à atual diretoria e ofendem os mesmos chamando de bovinos.E sem contar que acusam os mesmos de serem anti-vascaínos. É aí que entro, pois eu sou sobretudo Vasco e pouco me importa se hoje é o Eurico ou Brant ou quem quer que seja. Eu como você queremos o melhor para o nosso Vasco. Isso é que acho chato hoje. A atual diretoria vem fazendo um bom trabalho hoje, apesar da queda à Série B, mas as pessoas têm o direito a opinião, seja qual for. E tenho alguns amigos vascaínos que como eu, não se associam devido a esse clima estranho atual. Hoje, o maior rival do Vasco é o próprio Vasco. Tanto é que falo isso no final do artigo. Obrigado pela participação

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *