Ser oposição é ter coragem…

Amigos,

Enfim começou de vez o brasileirão. Campeonato mais difícil pelo equilíbrio entre os times. Poucos se sobressaem por ter um bom elenco, a maioria com times medianos e por que não dizer alguns medíocres.

Vasco começou com dois empates (0 x0). Não fez gol, mas também não levou. O que fará mais falta serão os pontos perdidos em casa. Pelo visto a luta será parelha e perder ponto em São Januário fará muita falta lá na frente.

Últimos dois jogos do Vasco:

Figueirense: Time começou muito bem, perdendo ótimas chances de gol com o goleiro adversário pegando tudo que podia. Segundo tempo time caiu absurdamente de rendimento.

Cuiabá: Time relativamente bem, chances reais de gol no primeiro tempo, goleiro adversário fez boas defesas, porém não sei se foi por mérito do próprio ou falta de pontaria ou a falta de algo mais dos nossos atacantes. Time caiu de rendimento no segundo tempo.
E isso se repete sempre: time cai de rendimento no segundo tempo.

Acredito, em primeiro lugar, que tem muito a ver com preparação física. E olha que estamos começando o segundo semestre. Tem algo errado neste setor. Jogadores cansados no início da segunda etapa, se arrastando em campo. Também acho que a parcela principal é a falta de qualidade no banco de reservas. Temos quarenta e um jogadores no elenco e há muita diferença entre titulares e reservas. Sendo que alguns dos nossos titulares podemos classificar como jogadores medianos. Quantidade jamais significará qualidade.

Quando o Vasco joga, fica muito previsível. Lado direito é a nossa única jogada junto com bolas paradas, apesar de que, contra o Cuiabá, Cristiano até que não comprometeu. Muita vontade, disposição, mas falhava sempre no cruzamento. Acredito que Júlio Cesar no banco o fez despertar. Mesmo assim ainda daria chance para o menino Henrique. Bom jogador apesar das inúmeras contusões. Contra o Rio Branco entrou e foi muito bem, além de ser cria da casa.

Essa especulação sobre a saída do Doriva é péssima. Parece que ele tem o time na mão, foi campeão carioca e precisa de tempo para acertar o time com os novos reforços, ainda mais que está fazendo do Vasco a filial do Ituano. Não que lá não tenha jogadores que possam ter qualidade, mas atletas apadrinhados por técnicos são péssimos para o clube porque quando ele sai o Vasco precisa ficar com estes encostados mais um ou dois anos por contrato e eles ficam de lado com novo técnico que quando chega traz os seus. Mas tudo indica que Doriva vai ficar. Ainda bem.

Precisamos urgentemente de um camisa dez clássico, o jogador que dá os passes, cadencia o jogo, levanta a cabeça e comanda o time. É o que está faltando para o time engrenar. Esses chutões pra lá e pra cá não produzem nada e fazem os atacantes se desgastarem correndo e voltando muito pra buscar jogo. Está difícil arrumar um bom 10 devido ao teto salarial estipulado.

Podemos ganhar sim do Internacional em casa com um time misto. Apenas um absurdo colocar arquibancada 60 reais (meia 30) e social pra convidado 120. É hora de a torcida estar presente, incentivar e do time aceitar vaias ao final do jogo se jogar mal. Está parecendo que a diretoria não quer o torcedor presente.

*****

Sobre a reunião do Conselho Deliberativo na terça-feira, tenho a seguinte opinião: quando você se candidata formando uma chapa pode-se ganhar ou perder. Se perder, pode ficar em segundo, com trinta vagas no Conselho. Então é obrigação comparecer. Sempre será minoria, mas que esta apareça, fale na tribuna, deixe seu voto declarado e quem sabe persuadir novos votos.

É função dos conselheiros zelar pelo bem do clube, buscar tudo que seja satisfatório e que engrandeça e não prejudique o Vasco. Ter a RESPONSABILIDADE de FISCALIZAR, COBRAR, dar TRANSPARÊNCIA aos sócios e OFERECER à gestão ideias e projetos que ajudem o clube. Vocês foram eleitos para representar a oposição a esta diretoria. Se vão buscar outras maneiras de buscar justiça tudo bem, mas era OBRIGAÇÃO estar presente e votar. Para mim, independente do argumento medo, não adiantaria nada por somos minoria, deveriam estar lá. Isso se chama OMISSÃO e COVARDIA.

O Vasco tem por seu histórico luta, determinação, a busca por seus direitos e isso foge de tudo que acreditamos. Tem que haver coragem para enfrentar e isso que esperamos.

Um clube forte é aquele que tem uma oposição presente.

*****

E você já é Sócio do Vasco? Está esperando o quê?

Gostaria de convidar a todos para assistirem o Hangout do qual participo todas as terças-feiras às 22 horas: FALA VASCAÍNO.
www.youtube.com/falavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com