Sempre ao seu lado…

Amigos,

Agora é a hora. Estamos a um empate do bicampeonato, mas não tem nada ganho. Será um jogo ainda mais difícil por toda expectativa, ansiedade. Duvido que o jogador profissional não entre em campo e não sinta o frio na barriga e o nervosismo que todos nós sentimos.

Qualquer taça é motivo de comemoração. Já que somos nós, os rivais desprezam o campeonato, porque se fossem eles ali disputando seria o campeonato mais importante do mundo e o valorizariam mais ainda.

Os jogadores precisam entrar concentrados, focados e muito determinados. A maioria é experiente, rodada e sabe que, para conquistar algo, precisa de muita humildade e pés no chão. Arrogância e  prepotência não fazem parte da nossa trajetória e nem da nossa história. Aliás, nossas conquistas sempre vieram através de trabalho sério e honestidade. Trabalho esse que pode sim ser coroado com invencibilidade por um grupo que vestiu essa camisa e aprendeu a respeitar esta Instituição.

Vemos em campo um grupo comprometido, sério, unido e fechado. Um clube que tem comando na beira do campo. Uma comissão técnica composta por ex-jogadores que sabem e entendem o que se passa na cabeça do jogador e como cobrar.

Podemos ser coroados com a maior virtude de todas: o coletivo. Ali não existe a vaidade, todos correm atrás juntos do objetivo traçado, que é ser campeão.

Podemos sim ser campeões, mas primeiro precisamos jogar e conquistar na bola. Sem comemorar antes da hora. Ainda não ganhamos nada.

+++++

Que torcida é essa? Em menos de 8 horas todos os ingressos onde a torcida do Vasco poderia estar esgotaram, incluindo setores mistos. Filas madrugada adentro em todos os pontos de venda. Até na sede do time adversário teve Vascaíno comprando para o setor comum a eles.

Agora a falta de organização do Vasco, do maracanã e da própria polícia – que não põe ordem – criou vários tumultos nos postos de venda.

Primeiro, confesso que me surge a dúvida: do que adianta ser sócio e nossa venda ser no mesmo dia da venda geral? Lembro que quando Roberto Dinamite era presidente, isso funcionava muito bem. Tínhamos pelo menos um a dois dias de antecedência dos demais para a compra. Sócio precisa ter prioridade sim.

Depois duas filas pra sócios, uma para os estatutários e outra para os gigantes. Os estatutários foram tratados iguais a lixo. Sistema toda hora fora do ar, confusão. Somos sócios participativos e temos direito de voto. Os sócios novos, os nomeados gigantes, tiveram tranquilidade para a compra. Sistema funcionando normalmente, tranquilidade.

Teve gente que, ao comprar o ingresso, recebeu a informação do sistema de que já havia pego o ingresso pela compra na internet e não havia. Teve conhecido que mostrou a carteirinha nova e, de sacanagem, a devolveram toda arranhada porque reivindicou sua compra. Teve gente na secretaria do Vasco que proibiu que alguns sócios comprassem os três ingressos a que tinham direito (uma meia do sócio e as outras duas inteiras) porque alegava que tinham pouco ingresso disponível e os outros da fila iam ficar sem. Que absurdo! Existe uma coisa chamada ordem de chegada. Quem chega antes tem a preferência, independente de estar acabando.

Os dois maiores absurdos: sócio estatutário não poder escolher onde quer sentar na compra pela internet. É logo redirecionado para o setor leste (misto) porque eles acham que, como em São Januário está na social, o setor leste é melhor. E nosso direito de escolha? Odeio sentar em setor misto, apesar de que nesse jogo a torcida do Vasco comprou tudo. E se eu quisesse sentar no “Maracanã Mais” com direito a buffet e quisesse pagar mais por isso? Tiraram-me esse direito.

O outro absurdo é a farra dos cambistas. No maracanã deu até briga porque o torcedor virou a noite na fila, ficou sem ingressos e chega um cambista e sai com um bolo deles na mão. Quem compra pra cambista não pode reclamar. Sou a favor de arrancar da mão. Sou contra a violência, mas tem hora que eles merecem, pra aprender a respeitar o torcedor. Essa farra só acabará quando a compra for feita através de cpf. Quem vai querer ceder seu cpf para estranhos?

+++++

Fora isso, a torcida do Vasco vai comparecer, fazer uma linda festa e apoiar incondicionalmente o time em campo.

Esse grupo merece pela dedicação, comprometimento e pelo belo trabalho. Chegar até aqui invicto é por merecimento, não é à toa.

Que São Januário, Nossa senhora das Vitórias e Pai Santana nos abençoem, que tudo dê certo e que possamos após os 90 minutos finais comemorar.

+++++

Já vi times do Vasco jogarem o mais fino futebol e não serem campeões. Já vi jogadores medianos serem campeões, mas o que faz um time vitorioso é a sua atitude. Esse time tem garra, personalidade e honra e briga por esta camisa. Enquanto vocês nos honrarem, terão nosso grito mais alto das arquibancadas, nossas palmas mais fortes e nossa vibração mais intensa.

Enquanto vocês lutarem terão nosso apoio incondicional. Lembrem-se de que vocês não estão sozinhos. Estaremos juntos em todos os momentos, empurrando e, quando faltar força para chutar, lembrem-se de nós, quando faltar fôlego para correr, olhem para o estádio, quando tiverem câimbras lembrem-se do que percorreram para chegar até ali.

Falta muito pouco.

Estaremos sempre ali.

Juntos somos mais fortes! Ao seu lado até o fim….

+++++

Domingo todos os caminhos levam ao Maracanã.

+++++

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente.

+++++

E você já é Sócio do Vasco? Está esperando o quê?

+++++

Toda segunda-feira tem o programa FALA VASCAÍNO às 22 horas. Não percam!!!!
www.youtube.com/falavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com