Nossas conquistam são sempre jogando. Sem ajuda de ninguém.

Amigos,

Agora começa pra valer a temporada. Nosso time não está ainda entrosado, está fora da forma física e com dois desfalques: Evander com lesão no tornozelo, até agora titular do técnico Cristóvão, e Douglas, titular incontestável do time, com a seleção.

Acredito num jogo de baixo nível técnico por ser o primeiro da temporada, onde o esforço dos atletas individualmente vai prevalecer sobre o técnico e o físico. De fato, alguns jogadores já se conhecem, mas o técnico joga de form diferente da do Jorginho. Cristóvão gosta muito de marcação e prioriza o uso dos volantes. Sua filosofia de trabalho é não tomar gol. Claro que, de certa forma, está certo, porém o ideal era um time compacto que marcasse bem e saísse para o jogo, jogando ofensivamente, e não essa preocupação excessiva só com a defesa.

Dentro das mudanças em relação aos times neste clássico acho que o Vasco sai em vantagem, ao fazer poucas trocas no seu elenco, mantendo, de certa forma, um entrosamento entre os jogadores. Por outro lado isso é péssimo, porque se vimos a dificuldade para jogar a série B com este nível de jogadores, imagine a série A se não chegarem novas peças. Não houve uma mudança significativa que resolvesse o problema do Vasco. Desses que chegaram ainda não vimos a atuação do Wagner e do Muriqui – que podem alterar alguma coisa, mas ainda falta um zagueiro, um excelente volante e um centroavante. A novela Luís Fabiano está demorando e a diretoria deveria ter um plano B em vista. Não se monta elenco ao longo de campeonatos.

A diretoria tem em vista o lateral direito Gilberto. Se concretizar, será uma boa contratação. Jogador que sabe atacar e defender, cruza bem e vai para o jogo. O Madson não vem bem e a torcida já pegou implicância com ele. Pikachu não é lateral, ele é ala.

+++++

E tudo indica que teremos um campeonato carioca vazio e de baixa procura por ingressos. A procura foi pouca para este clássico. Além da torcida não estar animada e por este jogo ser no engenhão, o que não agrada grande parte da torcida, também estamos no final do mês, o que impede a presença de muitos torcedores de irem ao jogo – falta dinheiro.

Para aqueles que forem: paciência, apoio e acreditar que é apenas o começo de um trabalho, com muitos desfalques. Esse não será o time que deverá jogar no decorrer do campeonato e no brasileiro.

+++++

Vasco x flamengo na arena da barra. Grande palco olímpico para a volta de um grande clássico no basquete e no primeiro momento, com capacidade para vinte mil pessoas, se coloca 1.750 para cada lado por questão de segurança, já que o imbróglio envolvendo complexo do Maracanã não foi resolvido. As vendas aconteceriam a partir de quinta em São Januário e os torcedores que lá compareceram para comprar foram avisados que a venda havia sido adiada –  sem que ao menos colocassem um comunicado oficial antes nos seus meios de comunicação, fazendo o torcedor de palhaço. Até a máquina que gera ingresso chega com antecedência aos clubes.

Pior, no dia seguinte sai o comunicado de que não haveria torcida porque o GEPE (grupo especial de policiamento nos estádios) não tinha contingente para enviar. Como assim? Este mesmo grupo é referência no país. Este mesmo grupo conseguia dar segurança quando havia brigas de organizadas de 300 pessoas contra umas 200 brigando e não consegue dar conta de 3.500 torcedores numa arena para 20 mil pessoas?

E assim o jogo com mando do Vasco com um aluguel caríssimo que o clube sequer conseguiu reverter para São Januário será realizado sem torcida. Mais uma vez o Vasco se vê prejudicado contra eles. Sempre quando eles têm jogadores machucados e importantes lesionados e estão em declínio, algo aparece para prejudicar o Vasco. O engraçado é que todo jogo deles tem briga entre torcidas e nunca são punidos. O Gepe segue sempre dando aval para as decisões deles e a federação também assina embaixo. Eu duvido, torcedor Vascaíno, que quando o jogo for com mando deles, não seja com torcida única.

Está feio, está ridículo esse favorecimento para sempre colocá-los em destaque no basquete. Mas vocês sabem o porquê? Porque antes não tinha o Vasco. Com todo respeito aos demais clubes que disputam o NBB, o Vasco é o único que os abala psicologicamente, exerce uma pressão absurda. De fato, incomodamos.

Sou mais o time do Vasco, que tem sede de justiça por tudo isso que acontece. E o resultado não poderia ter sido diferente. Vitória suada (78 a 77), na garra, na vontade. Podem nos tirar a torcida, podem nos colocar em campo neutro, mas nossas conquistas são em quadra, jogando, sem ajuda de ninguém. Não precisamos de WO pra ganhar jogo. Parabéns, time e comissão técnica. Esse é o espírito. Lutar até a vitória. Comemorem, porque merecem!

+++++

Amanhã, todos os caminhos levarão o torcedor vascaíno ao Engenhão. Apenas os setores leste e oeste foram postos a venda. Vamos lá galera. Hora de comparecer e apoiar o Vasco.

+++++

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente.

+++++

E você já é sócio do Vasco? Está esperando o quê?

++++++

Toda segunda-feira tem o PROGRAMA FALA VASCAÍNO às 22 horas. NÃO PERCAM!!!!

www.youtube.com/ falavascaino

Carolina Sousa

E-mail: carolinasousao@globo.com