Seja sócio do Vasco, pelo amor de Deus

Futebol se torna a cada dia um universo mais chato.

Cada vez se discute menos o que acontece no campo, como se fazer para que o time jogue bola, e mais sobre renda, sócios, sócios torcedores, gestão profissional, rendas etc.

Não estou aqui afirmando que estes assuntos não são importantes, mas sim enfatizando o desequilíbrio entre uma coisa e outra. Mas, já que o assunto da semana é esse, vamos voltar a ele.

Já contei aqui a minha epopeia acerca do meu título de sócio do Vasco
http://www.panoramavascaino.com.br/eu-socio-vasco-da-gama/

Não pude estar no Rio na época do recadastramento. Não participei das eleições.
De novembro até hoje, não mexi mais nesse assunto.

Hoje resolvi retomá-lo.

Busquei no google o link
http://socio.vasco.com.br

Numa primeira olhada, resolvi clicar de cara nos benefícios. Queria saber o que o Vasco tem a me oferecer como sócio do clube.
http://socio.vasco.com.br/index.php/beneficios

Pra minha surpresa (ou não), tudo o que ali está escrito é sobre um “movimento para um futebol melhor”, programa da Ambev que lista na sua página 65 clubes brasileiros que participam, em pé de igualdade, do programa.
http://www.futebolmelhor.com.br
Ou seja, eu posso até estar ajudando o Vasco de alguma maneira, mas estou me associando mesmo é à Ambev. Por sinal, num ranking no site acima, o Vasco ocupa o 13o lugar, com 13 mil associados. O líder é o Inter, com 130 mil. Dez vezes mais.

Na página que explica o programa de sócio torcedor, há a seguinte frase:
“Ao fazer parte do programa, o associado tem acesso a benefícios, promoções exclusivas, descontos na rede de parceiros, facilidade na compra de ingresso e muitas outras vantagens, além de estar ao lado do Gigante da Colina em busca de grandes conquistas.”

O que seriam essas “promoções exclusivas”, “vantagens” e “benefícios”?
Procurei no site inteiro exemplo de promoções exclusivas. Nem uma letra. Isso com o pequeno detalhe de que o site foi feito em 2013. Ou seja, de lá pra cá, nada foi feito. Ou se foi, não foi publicado.

Ainda na home, vi o banner para o “Cadastro Vascaíno”, no qual me cadastrei cinco vezes quando do lançamento da campanha (Lembram? O time jogou alguns meses com a marca na camisa.). Resolvi me cadastrar uma sexta vez. Preenchi a tela inicial (nome, email e um inacreditável celular). Pau. O cadastro não está sendo feito. Ou há um erro grosseiro de programação ou (minha aposta) o cadastro foi simplesmente desabilitado, embora continue sendo divulgado normalmente na página de sócios. Abaixo o link pra quem quiser validar…
http://www.cadastrovascaino.com.br

No site socio.vasco.com.br, se você tiver a paciência de esperar uns 30 segundos, aparecerá um segundo banner no lugar do banner do cadastro, solicitando o recadastramento, para participar nos momentos decisivos do clube. O link leva a uma notícia inexistente.

Cliquei então no link “Já sou sócio”, no alto à direita do site. A Página me pede uma senha que nunca tive. Preenchi meu cpf. Recebi um email com a senha para acessar a área de sócios, como se tudo estivesse normal.

Fiz então login com a senha recebida.

“Seu cadastro encontra-se inativo. Entre em contato através do número (21) 2159-0909 ou compareça à Central de Atendimento ao Sócio e regularize a sua situação.”

Ou seja, eu entrei em contato com o clube que, ao invés de notar que meu título está inativo e me mandar as informações completas para que eu reative meu título, me manda a senha como se nada houvesse pra só me informar que meu cadastro está inativo quando eu tento me logar. E ai o clube, tão interessado quanto eu na nossa relação, vai depender de nova interação minha para que eu possa descobrir o que fazer pra reativar meu título – que nunca esteve ativo.

Pra completar a festa de erros do site, a página que explica os planos disponíveis
http://socio.vasco.com.br/index.php/planos
tem o link para o Estatuto do Vasco da Gama.
Fui baixá-lo. Erro. O arquivo não existe. Tá de bom tamanho?

É assim que o Clube de Regatas Vasco da Gama quer que eu seja sócio do clube?
Com um site abandonado? Cheio de links quebrados? Sem informação relevante alguma? Mostrando os benefícios que a Ambev oferece pro torcedor e que são idênticos para o Democrata de Sete Lagoas e para o XV de Piracicaba?

Último link do texto: vídeo de inauguração da loja do Leicester City em Bangkok. Ok, tem grana de tailandês no clube. Mas esse não é ponto.

Por que um tailandês quer se associar a um time pequeno da Inglaterra? Desconto de 20 reais em ingresso? Produtos ambev? Ajudar o Leicester City a comprar o Cristiano Ronaldo e vencer a Premier League?

Ser parte de um todo. Ter orgulho de ser torcedor do Leicester City.

Eu tenho orgulho de ser vascaíno. O Vasco não pode precisar da caridade dos seus torcedores e sim do orgulho deles de pertencerem a uma instituição com a história mais maravilhosa dentre os clubes brasileiros.

O programa do clube da Gávea se chama Nação Rubro-negra e conclama o torcedor a fazer parte da maior torcida do mundo. Usam a velha megalomania para trazer o torcedor a fazer parte de um todo, a sentir orgulho daquilo ali.

O foco está todo errado. Não importa se o Vasco precisa da minha ajuda. Não é isso que tem de ser divulgado.

Só pra terminar, uma comparação:

Texto de introdução do rival – na home, em letras garrafais:

“Você faz parte da maior torcida do mundo”

Texto do programa de sócio torcedor do Vasco, em página interna:

“O Programa de Sócios do Vasco foi criado para você, vascaíno apaixonado, que contribui com o crescimento do clube e merece ter toda essa dedicação recompensada.

Ser sócio é oficializar seu sentimento e se aproximar cada vez mais do Vasco. Ao fazer parte do programa, o associado tem acesso a benefícios, promoções exclusivas, descontos na rede de parceiros, facilidade na compra de ingresso e muitas outras vantagens, além de estar ao lado do Gigante da Colina em busca de grandes conquistas.

O maior patrimônio do nosso clube é a torcida, e queremos que ela esteja ainda mais próximo(SIC). Seja sócio e mostre ao mundo como é bom levar a Cruz de Malta no peito. Conheça nossos benefícios, escolha o plano que mais tem a ver com você e aproveite esta oportunidade de se tornar um verdadeiro dono do Vasco!”

O Vasco não pode precisar da nossa caridade. Pode até precisar, mas não pode dizer isso como instituição. O Vasco tem de ser maior do que isso. Pensar como Vasco.