Se vocês jogarem por nós, estaremos incondicionalmente por vocês

Amigos,

O jogo contra o Corinthians era decisivo e todos nós sabíamos. No primeiro tempo soubemos jogar de igual pra igual e até dominamos a posse de bola. Apesar de o juiz aliviar para o jogador deles Edilson (bateu duas vezes no Nenê, que em uma das vezes mancou muito e uma no Riascos. O juiz cheio de marra achou que o jogador fazia teatro). Já era pra ter amarelado o jogador. No segundo tempo, perdemos o Rodrigo e jogar com menos um com o campeão brasileiro de igual pra igual seria complicado. E não é que veio o primeiro gol do jogo e do Vasco. Gol de Júlio Cesar.

A torcida explodiu, como se um peso estivesse desabando. Eu chorei, ao meu lado vi vários marmanjos e senhores também emocionados. Esse em campo era o Vasco que não desiste apesar das dificuldades. Faltavam uns 10 minutos para acabar e veio o gol de empate e sua torcida comemorando o campeonato dentro da nossa casa.

Ficamos tristes? Claro, era um jogo decisivo que poderíamos ter ganhado, porém era nada menos que o time de melhor campanha. Fomos o único carioca a fazer gol neles no campeonato. Resultado até bom para o adversário que enfrentamos, tanto tecnicamente como pelo momento.

+++++

Foi dia de casa cheia, clima maravilhoso como há tempos não vejo em São Januário. Cadê o estádio perigoso e a torcida violenta? Não há nada disso. Ali estavam torcedores apaixonados agarrados a um fio de esperança. No apoio incondicional, acreditando até o final.

Sabemos que nosso elenco é tecnicamente inferior a muitas outras equipes, mas o que vi foi um time esforçado, que não desistiu de lutar. E cada olhar via que a esperança ainda existe, apesar do resultado, até a estatística permitir.

São Januário foi tomado pelos seus verdadeiros donos: os torcedores Vascaínos.

A festa, a esperança, a fé fizeram que cada Vascaíno presente entregasse seu coração e sua voz ao apoio incondicional.

A explosão após o gol me fez acreditar que mesmo ferido, nenhum de nós é capaz de abandonar o Vasco. A emoção, a adrenalina, as lágrimas, o abraço, a tensão pós-gol e todo nosso sofrimento estiveram presentes em todo jogo. Quantas pessoas vi fazendo o sinal da cruz e pedindo para que no final tudo desse certo.

A vocês, jogadores, que lutaram neste jogo, apesar de tudo que foi falado pelo adversário e mídia, parabéns. Se tiver uma coisa que ninguém pode negar é a luta, vontade de vencer. Se vocês não são tecnicamente à altura do que o Vasco representa, não são culpados, porque vemos que vocês estão conosco e nós, incondicionalmente com vocês.

Lutem, acreditem e principalmente tenham fé na cruz que vocês carregam neste uniforme.

Ontem, apesar do resultado não ter sido o melhor, ainda nos deu chance de continuar na briga e ao fim do jogo todos nós aplaudimos vocês. Na nossa história nada nunca foi fácil, sempre com muita luta e muita determinação para alcançar nossos objetivos e agora não poderia ser diferente. Nada é impossível para quem acredita.

+++++

Antes de ontem foi dia da Consciência Negra e não poderia deixar de citar por tudo que nossa história representa.

Talvez a maior participação para inserir os negros na sociedade e alcançar respeito e dignidade veio do futebol através do Club de Regatas Vasco da Gama.

Sem precisar esconder seus jogadores com maquiagem, nem vergonha de apresentá-los, o Vasco da Gama foi posto a prova na época e respondeu à altura. Não excluiria seus jogadores para jogar no campeonato organizado por aqueles que representavam a elite carioca. Sendo assim, escreveu a Resposta histórica em que ratificava sua posição e marcou sua passagem na história do futebol e também na sociedade.

Se não fosse a audácia, o desafio, o pioneirismo e a coragem, talvez hoje o negro não teria uma lei de proteção, não teria o espaço conquistado e ainda seria muito discriminado de maneira que o excluíssem completamente da convivência social.

Somos o verdadeiro time das “minorias”, somos o time do povo. Somos e fazemos parte daquele seleto grupo que integra e não discrimina. Orgulho de ser Vascaína e poder contar a nossa história como exemplo de luta e determinação.

+++++

Não desistam jamais do Vasco! Ele precisa agora mais do que nunca de todos nós.

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente!
+++++

E você já é Sócio do Vasco? Está esperando o quê?

+++++

Gostaria de convidar a todos para assistirem o Hangout do qual participo todas as terças-feiras às 22 horas: FALA VASCAÍNO.
www.youtube.com/falavascaino

E aos Domingos A VOZ DO VASCAÍNO também às 22 horas pelo youtube.

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com

Imagem: Facebook Vasco