Resenha da Copa – 1ª Rodada

Com o término da primeira rodada da fase de grupos, vamos aqui pautar uns pontos relevantes em relação aos grupos. Tendo em vista que tentarei ser imparcial, já que contra essa Copa acontecer aqui no Brasil e contrariando inteligentíssimos amigos meus, não estou torcendo a favor dessa Selecinha.

Vamos aos pitacos?

Grupo A

Brasil 3 x 1 Croácia – Seleções do leste europeu sempre tem bons valores individuais, a Croácia não é diferente.  Com belos jogadores como Rakitic, Modric, Srna e Olic, a Selecinha se deu bem pela Croácia não vir com seu Centroavante titular, Mandzukic. Não que ele fosse resolver, mas com a Avenida Daniel Alves completamente livre para trânsito, seria de grande valia. A Selecinha ganhou nos lampejos, sorte e competência da Maritaca Santista. Ponto a se destacar: Luiz Gustavo.

México 1 x 0 Camarões – Sinceramente não assisti esse jogo, mas li, ouvi e vi a respeito dos dois gols mal anulados do time chicano. Pode não parecer nada, mas saldo é importante em um grupo equilibrado como esse. Ponto a se destacar: a longevidade de Rafa Marquez.

Grupo B

Espanha 1 x 5 Holanda – Infelizmente não acompanhei esse jogo 100%, mas PQP! Van Persie Mito! Robben fuderoso! Nunca esperaria um placar desses, mesmo sendo notória a queda da Fúria. Ponto a se destacar: a queda da lenda Casillas.

Chile 3 x 1 Austrália – Um time bem balanceado, dirigido pelo melhor treinador da América do Sul, que conta com o excelente trio Vidal-Sanchez-Vargas. Fez sua parte e mantém viva a esperança de se classificar. Ponto a se destacar: De um time com Valdívia de titular, pode se esperar algo de bom?

Grupo C

Colômbia 3 x 0 Grécia – Falcão Garcia faz falta? A resposta é sim, em qualquer equipe do mundo. A seleção colombiana pode ir longe sem ele? Não se sabe, o que se sabe é temos uma equipe encorpada, com valores bons individuais (não excelentes). Armero, Jamez, Jackson e especialmente Cuadrado. Ponto a se destacar: Cuadrado será o próximo reforço do Barça?

Costa do Marfim 2 x 1 Japão – É sempre bom ver Yaya Toure jogando. Em um jogo que passou um sufoco contra a boa equipe japonesa de Honda, Kagawa e Nagatomo. Ponto a se destacar: Será Drogba imortal?

Grupo D

Uruguai 1 x 3 Costa Rica – Zebra?! Celeste com um ataque devastador Luiz Suarez e Cavani. A ausência do primeiro foi decisiva para a derrota? O time uruguaio não é mais o mesmo que nos encantou na Copa passada. Já a Costa Rica conta contou com o excelente Campbell em um dia magistral. Este provavelmente deve voltar ao Arsenal para essa temporada. Ponto a se destacar: Será Suarez capaz de fazer novamente o impossível contra Inglaterra e Itália?

Itália 2 x 1 Inglaterra – Excelente jogo. Azurra é sempre Azurra!!!! Ponto a se destacar: Pirlo monstro!

Grupo E

Suíça 2 x 1 Equador – Não vi, não li e não ouvi nada a respeito. Ponto a se destacar: Ainda acredito na classificação equatoriana.

França 3 x 0 Honduras – Caso raro de time que pode jogar melhor sem seu principal jogador. Griezman, Valbuena, Pogba e BenzaDeus podem complicar. Ponto a se destacar: Fique onde está Ribery!

Grupo F

Argentina 2 x 1 Bósnia – Torcer para os hermanos é complicado. Embora a zaga tenha se comportado bem, não é confiável. Some-se a isso a má vontade de seus atacantes. Messi fazendo gol de Messi e jogando como Éder Luis. Ponto a se destacar: Bósnia fica fácil com a segunda vaga.

Irã x Nigéria – Idem a Suiça x Equador. Ponto a se destacar: Saudades de Kanu e Okocha

Grupo G

Alemanha 4 x 0 Portugal – KKKK! Chupa gajo! Ponto a se destacar: VTNC esse elenco da Alemanha!

Gana 1 x 2 EUA –Mais um jogo que não acompanhei, embora quisesse. Ponto a se destacar: Portugal x EUA vai pegar fogo!

Grupo H

Bélgica 2 x 1 Argélia – Os Diabos Vermelhos não convenceram mas garantiram os três pontos. Os talentos individuais não apareceram e o conjunto não existiu. Argélia até que tem um time enjoado, melhor que o meu Vasco. Ponto a se destacar: Ô grupinho mais sem vergonha!!

Rússia 1 x 1 Coréia do Sul – Dormi no meio do primeiro tempo e acordei no final do segundo. Ponto a se destacar: Primeiro galináceo original da Copa.

Essas foram minhas impressões da primeira rodada, o favorito continua sendo o Brasil (infelizmente), mas Argentina, Alemanha, Espanha e Holanda correm por fora, até porque quem perdeu ou jogou mal ainda tem dois jogos para encaixar.

Nos lemos em breve!