Reação Imediata

Na última terça-feira em uma partida de baixo nível técnico, o Vasco se reabilitou prontamente ante a inesperada derrota de 2 a 0 para o Paysandu no último sábado na colina histórica, onde a equipe cruzmaltina não se encontrou em momento algum. Já contra o Londrina voltou o Vasco pragmático, eficiente de antes.

A verdade é que o jogo foi de poucas emoções e não aconteceu nada de tão relevante, salvo o gol de Rodrigo em uma pancada do meio da rua, um gol perdido por Leandrão e duas boas defesas de Martin Silva. Então, mais uma vez voltou aquele time pragmático e eficiente que espera o momento e precisão cirúrgica certos para matar o jogo. E este momento chegou cedo, por volta dos 11 minutos. Falta na intermediária a favor do Vasco. Rodrigo ajeita a bola, pancada violenta , a bola bate na barreira, quica no montinho artilheiro e o goleiro Marcelo Rangel do Londrina, se atrapalha todo e a bola entra. 1 a 0 Vasco. Daí para frente, um jogo de baixíssimo nível técnico, o Londrina a tentar pressionar o Vasco em busca do empate e aí entra o pragmatismo cruzmaltino, de se fechar bem e tentar os contra-ataques. Mas o Londrina pouco fez e foi mais lá para o final do jogo em que em uma falha de Rodrigo , o atacante londrinense chutou e Martin Silva, o paredão uruguaio impediu o empate. Fora um gol perdido por Leandrão momentos antes, o jogo ficou nisso. Valeu pelos três pontos e a liderança isolada , com 25 pontos, 4 a mais que o Atlético Goianiense, segundo colocado. Na pior das hipóteses, o Vasco permanece líder por duas rodadas.

Sem defender o pragmatismo no jogo de ontem, neste momento em que estamos na Série B, o que é necessário é que ganhemos os três pontos, se possível a cada rodada, fazendo o possível para isso. Ou seja, o possível não o ilícito, ganharmos na bola, não importa se jogarmos feio ou bonito. Independente da forma de jogar, o que vale são bola na rede e os três pontos. E neste caso, o time e a comissão técnica estão certos, o melhor é garantirmos o acesso à Série A o quanto antes. Hoje são 25 pontos;em tese faltam 40 pontos ou um pouco menos para chegarmos lá. Logo, quanto antes conquistarmos estes 40 pontos melhor. Se for com bom futebol melhor ainda. Mas neste momento em que estamos na pior, vitórias mesmo que pragmáticas, serão sempre bem vindas.