Que venha 2017!

Amigos,

Começamos  a temporada de 2017 com um 3° lugar na Flórida Cup. Tomamos uma goleada na segunda rodada. Ninguém gostou. Eu tinha quase certeza de que perderíamos aquele jogo, não só pelo início de temporada, mas por não contar com o elenco completo e os que lá estavam estarem totalmente fora de forma física. Um time desnivelado. Levando em consideração que o adversário teria um time mais entrosado e com melhor forma física (teve menos tempo de férias do que a gente),  até que soubemos  administrar o primeiro tempo e tomamos os dois primeiros gols por falta de um volante que saiba marcar e dar cobertura para a zaga.

No terceiro jogo, apresentamos as mesmas falhas. Não entendo a insistência com o Julio dos Santos, que sabe sair jogando, porém é impossível, com sua lentidão, dar combate, sair pro jogo e ainda ter de cobrir lateral e zaga.

+++++

Não consigo admitir que, por mais que o jogador queira ir pro jogo e aceite essa situação para se manter na equipe, que Evander jogue de volante. Sua melhor característica é partir pro jogo e avançar  e não ficar preso no miolo do meio campo. Fico irritada quando vejo Cristóvão se preocupar com defesa e o resto ter de fluir naturalmente. Claro que todo time começa se arrumando a cozinha, mas jogar na retranca é irritante. Cristóvão sabe diagnosticar todos os problemas do time, mas não sabe solucioná-los.

Graças a Deus temos jogadores com características ofensivas, que fazem com que o time não fique preso a defender apenas. Não esperem times montados por ele atacando sem parar.

Nesta pré-temporada não me preocupei com preparo físico e toques de bolas excessivos ou passes errados, isso é normal nesse início de ano, até o time estar equilibrado entre parte física e tática. O que mais me chamou atenção foi quem pode e não pode jogar representando esta camisa e o quanto Cristóvão é teimoso em relação a determinados jogadores.

Como saldo desta viagem aos EU,A fica que Douglas precisa voltar urgente da seleção, que precisamos de um zagueiro e de um volante urgentemente. Estamos bem na lateral esquerda, precisando de apenas tempo, ritmo de jogo e continuidade para entrosamento dos garotos. E de que Luis Fabiano, na terça, nos dê um sim.

Mesmo gostando do Thalles e com todo mundo falando que está fora de forma (também não concordo  com atleta que se descuida, mas vou esperar o início do campeonato para vê-lo em forma e aí sim avalio melhor) ele não comprometeu em nada nessa excursão, pelo contrário, correu muito. Só que a bola chegou pouco nele. Nenê e Andrezinho foram muito bem e este último já pediu ao treinador para não jogar de volante.

Quero os meninos Mateus Pet, Andrey e Evander com mais oportunidades de jogo. Gostei das contratações do Wagner, do Escudero e do Muriqui, mas não acho que são suficientes para colocar o Vasco no páreo. Precisamos de mais umas 4 peças, sendo umas 3, pelo menos, pra titularidade. Aí vejo disputar campeonatos grandes.

Lembrando que sempre quero ganhar o carioca, mas este nunca será parâmetro para nada.

Agora, o primeiro grande reforço foi a dispensa dos jogadores mais velhos  e de outros que só ocupavam vaga no elenco. Primeiro grande passo para uma mudança.  Não gosto do trabalho do Cristóvão, não  concordo com várias de suas escalações e suas teimosias, mas vestiu a camisa do Vasco estarei sempre na torcida e presente apoiando. Jogador não tem culpa. Sim quem contrata.

+++++

Como estou voltando a escrever depois desse pequeno período de férias, não posso deixar de comentar da vergonha do anúncio do presente de Natal que não veio. Até acredito que havia negociação, mas é feio anunciar sem estar certo. Parece que não aprenderam com os 90%. Quem pagou o pato da ira da torcida foi o jogador Escudero, que não era o presente, e serviu de tampão para não virarmos o Natal sem nenhuma apresentação. O jogador ainda foi anunciado de madrugada, para o estardalhaço ser menor, mas não adiantou. Ele foi massacrado nas redes sociais. Foi feio. O jogador não merecia.

A torcida do Vasco está carente, está sendo maltratada há anos e tem toda razão de cobrar, mas para cobrar tem que ir a jogo primeiro para apoiar, porque é a camisa do Vasco que está lá. Não existe protesto maior do que nas urnas. Ser sócio é fundamental para começarmos essa mudança.  Vocês  estão satisfeitos? Nem eu. Sou sócia desde que nasci e me orgulho muito disso.

+++++

Final do ano passado, num jogo de basquete, a equipe do Vasco se mostrava irregular e sempre achei que essa mudança começaria pela mudança de técnico.  Não tenho nada contra a pessoa e o técnico  Cristiano, mas sabe quando nitidamente parece que o treinador perde o comando da equipe? Isso ficou nítido. Suas orientações e seus treinamentos não surtiam mais efeito.  O desgaste nas relações é  comum e a maneira mais rápida de mudança no mundo do esporte global é a troca de técnico. Isso é normal num trabalho de longo prazo. Inclusive num jogo, em que estava presente, a torcida gritava por um técnico.  A diretoria enxergou isso e trouxe o Dedé Barbosa. Impressionante a mudança no time. Achei que houve um maior rodízio em quadra, importante no basquete, maior poder de marcação e orientações explorando as maiores características dos atletas. A resposta foi rápida em quadra e os resultados estão saindo. Ganhamos alguns jogos importantes, inclusive do Brasilia. Semana que vem teremos um clássico na Arena da Barra e espero que a torcida compareça, pois nem em São  Januário  com entrada gratuita ela tem ido prestigiar a equipe.

+++++

Gostaria de parabenizar os atletas de beach soccer do Vasco pela conquista de mais um torneio inédito, agora a Libertadores  da América. Como sempre o Vasco pioneiro, conquistando todos os torneios possíveis.

O Vasco soberano na areia nos enchendo de orgulho.

+++++

Dia 29 começa o carioca para nós, num clássico no Engenhão. Ridículo o descaso com o Maracanã. Parece uma forçação de barra para que os molambos o administrem. Não! O Maraca é  um patrimônio  do carioca e segunda casa do Vasco.

Acredito num jogo feio e duro contra os flores, porque o time ainda vai levar um tempo para estar entrosado e em forma. Sou sempre mais Vasco. A torcida precisa comparecer e apoiar.

+++++

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente.

+++++

E você já é Sócio do Vasco? Está esperando o quê?

+++++

Toda segunda-feira tem o programa FALA VASCAÍNO às 22 horas. Não percam!  Estamos voltando de umas pequenas férias  nessa segunda dia 23 de Janeiro.  Esperamos por vocês!

www.youtube.com/falavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com