O que está acontecendo com a torcida do Vasco?

Amigos,

O time do Vasco segue líder do seu grupo, porém não com 100% de aproveitamento. E isso não vai fazer diferença nenhuma.

O jogo contra o Tigres foi difícil no primeiro tempo porque time pequeno joga todo atrás. O Vasco teve volume de jogo, mas perdeu muitos gols no primeiro tempo. Foi questão de melhorar a finalização para os gols saírem.

É impressionante como a falta de um centroavante na área dificulta as finalizações do Vasco. Riascos é muito esforçado, porém não tem cacoete de centroavante e perde oportunidades incríveis. No final, ganhamos, trouxemos os três pontos e perdemos o jogador Nenê, na hora em que poderia ser suspenso, com três cartões amarelos.

Gostaria de deixar registrado que ir a Xerém ver o jogo no Estádio de Los Larios é sempre uma aventura. O estádio fica localizado no meio do nada, no mato sem comércio algum na região e toda vez que vou lá pego um dilúvio a não enxergar um palmo à frente. Mas vale a pena conhecer o local. Estádio com uma infraestrutura boa, lanchonete que serve bem, os campos anexos maravilhosos e toda instalação boa. Até as arquibancadas já possuem cadeiras e, perto das salas e lanchonete, possui um maravilhoso wi-fi – coisa que nem maracanã tem. A parte dos assentos em si não pega praticamente qualquer sinal de qualquer operadora, pois fica no meio do mato. Ir assistir jogo lá é se tornar incomunicável. Adoro ir nesses estádios. Acredito que seja o clube pequeno de melhor estrutura no futebol do Rio.

+++++

Nesta quinta-feira fui a São Januário assistir Vasco x friburguense.

Horário horroroso (19 hs). Por conta disso, por ser final do mês e com time misto, estava bem vazio.
O time do Vasco cheio de garotos, sem Nenê e Andrezinho, que fizeram uma falta absurda e realmente era um excelente jogo para colocar a garotada do Vasco pra jogar. O time já classificado poderia testar.

Os garotos em si não comprometeram, porém o primeiro tempo foi fraco e sonolento. Achei que se doariam mais pela chance obtida. Henrique melhorou sua participação no segundo tempo, arriscando mais. Mateus Pet tem qualidade, sabe jogar, porém precisa soltar a bola mais rápido, porque acaba desperdiçando outros jogadores melhores colocados quando tenta fazer tudo sozinho. Mateus índio foi o que menos se destacou. Poderia ter dado mais velocidade ao time, porque ele sabe jogar, mas acho que ficou com tanto medo de errar que se tornou muito lento e preferiu não arriscar.

Nossa torcida precisa ter paciência com nossos meninos, nossa base. Ontem no jogo vi alguns querendo ensaiar vaias e depois não sabem por que os meninos não ficam no profissional. Exigem os garotos no time titular, mas na primeira oportunidade em que eles erram já querem queimá-los.

Lembrando que foi um jogo em que grande parte do time jogava junto pela primeira vez, sem entrosamento nenhum e muitos fora de ritmo de jogo. Essas observações precisam ser avaliadas também.

O Friburguense, no primeiro tempo, teve bom volume de jogo e o Vasco teve dificuldade de chegar ao gol.

O técnico Jorginho precisa definir o que o Yago Pikachu é nesse time: lateral direita, ponta-direita, meia ou coringa. A torcida ontem pegou no pé do jogador pelo lance do pênalti. Porém, a cada hora que o jogador entra, ele está numa posição diferente.
Aliás, considero o Pikachu melhor que o Madson nas subidas e nos cruzamentos. Jogador mais experiente e, com o tempo, acho que ele ganha a vaga. Madson merecia uma sombra. Agora o Madson é mais eficiente defensivamente, talvez até porque esteja mais entrosado com o time.

O Thalles tem entrado bem. Com isso, movimenta mais o ataque e puxa a defesa adversária com ele. Na verdade, o Riascos joga caindo pelas laterais e não de homem de área. Seus gols são fruto do seu esforço e dedicação. Perde jogadas incríveis e gols nem se fala. Torcida já queria vaiar, mas ele tem carisma. E Éder Luís tem entrado muito bem, melhorando a movimentação lá na frente.

Talvez tenhamos um grande desfalque domingo, no clássico contra o botafogo: nosso capitão se lesionou e foi confirmada luxação no ombro. Se realmente ficar de fora, entrará Rafael Vaz. Será um grande desfalque. O jogo não foi bom e o Vasco vacilou nos dois gols tomados. Aliás, há dois anos não ganhamos do Friburguense. A cena mais bonita do jogo foi Riascos pulando as placas de publicidade e comemorando o gol com seu filho no colo. No primeiro gol, já tinha posto a bola dentro da camisa e comemorando um neném e no segundo, ao filho sentado nas cadeiras sociais.

O placar mostrou que, quando a torcida já começava a perder a paciência com ele, vieram os aplausos com o gesto tão bonito.

+++++

De fato, não sei o que está acontecendo com a nossa torcida. Está chata, corneteira, reclamando de tudo e de todos. Somos líderes, já classificados, tivemos a oportunidade de colocar a garotada tão pedida pra jogar e eles continuam reclamando.

Ir ao estádio é pra incentivar, torcer, ajudar e depois do jogo sim, caso não gostem, vaiar, pois pagaram o ingresso e têm a liberdade de se expressar. Mas durante o jogo? Não.

Aquele que veste a camisa do Vasco, mesmo não sendo os jogadores que queremos, ou iguais àqueles que nos maravilhavam em campo, são os que nos representam.

Se o jogador está mal e recebe vaia, ele vai melhorar? Nunca.

Então, você que vai ao estádio, paga ingresso caro, vá para apoiar incondicionalmente. O Vasco precisa de mim, de você e de todos nós.

Sem nossa ajuda ficará sempre mais difícil.

+++++

Domingo será o clássico dos líderes, teoricamente o melhor jogo do campeonato e dos times de melhor campanha. A diretoria fez certo em abaixar os preços dos ingressos. Espero que os sócios não tenham problema em comprar, pois nesse último jogo vários não tinham seus nomes no sistema na hora da compra e eu fui uma delas. A sorte que era um jogo de pequeno apelo. Domingo não, a procura será maior, até pela paz que impera nesse confronto entre as torcidas.

As moças que estão na bilheteria para sócios são despreparadas, enroladas, não sabem mexer no sistema e cada compra demora quase dez minutos para ser efetuada. E olha que os ingressos não vêm nem nominais. Imagina se fosse, além de apenas conferir adimplência.

Para trabalhar precisam de mais treinamento.

+++++

Domingo, todos os caminhos nos levam a São Januário às 19 horas, para assistir esse grande clássico. Será difícil, bem disputado e um grande teste.

Uma pena que os melhores classificados não são beneficiados em nada nesta fase, apenas classificados para as próximas.

+++++

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente.

+++++

E você já é Sócio do Vasco? Está esperando o quê?

+++++

Toda segunda-feira tem o programa FALA VASCAÍNO às 22 horas. Não percam! www.youtube.com/falavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com