O melhor time do Brasil

O baile em São Luis, como escreveu o nobre amigo Riforpedroso em seu texto, foi, disparado, a melhor atuação de um time brasileiro neste final de semana.

Foi difícil testemunhar os jogos da primeira divisão. O Botafogo, numa atuação preocupante, perdeu para os reservas do São Paulo em Volta Redonda. O Fluminense venceu o América-Mg numa partida soporífera, na qual o ataque funcionou razoavelmente bem e a defesa deu seus costumeiros sustos. O Flamengo atuou no mesmo horário do Vasco e, pelas notícias que me chegaram, precisou da ajuda fiel, de sempre, de suas excelências.

Ao mesmo tempo em que esta é uma notícia maravilhosa, é digna de um sinal de alerta ainda maior. Vinte e sete jogos invictos e, certamente tendo visto as peladas horrorosas da 1a divisão, os jogadores e comissão técnica já estão cientes disso. Isso pode fazer crescer no time uma perigosíssima soberba, principalmente por causa da Copa do Brasil.

Se o time mantiver este nível em suas atuações, provavelmente transformará o Campeonato Brasileiro em mera formalidade, pois as eventuais quedas de produção com contusões, suspensões ou eventuais maus desempenhos serão engolidas pela regularidade do time.

No entanto, se o time está tão bem quanto parece, cresce então exponencialmente a importância da Copa do Brasil, pois vencê-la se torna tarefa realizável e não um sonho inatingível. Acontece que as duas competições são completamente distintas. Uma noite ruim na série B deve ter consequências desprezíveis. Um apagão na Copa do Brasil pode jogar o ano fora.

Dois outros times fizeram quatro gols neste fim de semana. O Palmeiras, no Atlético-PR. E o Santa Cruz. Grafite, que era pretendido pelo Vasco, e por outros clubes, fez dois lindos gols. E o Santa goleou. 4a feira, o Vasco joga sua partida de volta pela Copa do Brasil contra o CRB e, espero, deve se classificar para a 3a fase do torneio. Mas é preciso, de todas as formas, conter a empolgação e o sapato alto. O torcedor pode e deve se entusiasmar. O time, jamais. Sei que a turma é toda experiente, mas na 4a feira não há espaço para deslizes.

E ai, tudo correndo bem, pega este mesmo Santa Cruz.

Ou seja, em algumas poucas semanas, estaremos enfrentando outro adversário de 1a divisão. E logo um com grande torcida e com um dos poucos times que realmente está jogando bola atualmente.

O teste vem ai. Atenção. Foco. Atenção. Foco.