O jogo de hoje e o novo treinador

Hoje, com Valdir Bigode comandando nosso escrete, empatamos hoje em 0 a 0 com o Botafogo, no Nilton Santos. O Vasco teve sua melhor exibição neste ano até agora, por incrível que pareça. Foi um time mais coeso na defesa, tanto que não foi vazado e perigoso no ataque, obrigando Gatito Fernandez a três boas defesas, embora Martin Silva também tenha trabalhado.

Foi um jogo equilibrado e o 0 a 0 foi um resultado justo. O Vasco foi melhor no primeiro tempo; o Botafogo no segundo. No primeiro tempo, foram três chances boas de gol, duas nossas a uma deles. Logo no início, aos 6 minutos e meio, Nenê bate falta da ponta-esquerda, a bola resvala no ombro de Douglas, quica na pequena área e Gatito Fernandez faz a primeira de suas 4 grandes defesas no jogo. Um pouco depois, cruzamento de Henrique em outra boa atuação no lado esquerdo, Evander cabeceia à queima-roupa e Gatito Fernandez faz outra bela defesa e o rebote Nenê toca no canto e novamente Gatito evita o gol do Vasco. Pouco depois dos 30 minutos, a primeira chance do Botafogo: chute de fora da área de Montillo e defesa espetacular de Martin Silva. E ficou nisso o primeiro tempo.

No segundo tempo, o Botafogo partiu para cima da gente e tiveram mais chances que o Vasco, obrigando Martin Silva a três defesas sensacionais e uma chance no final, em um contra-ataque, com Rodrigo Pimpão, em que Jean salvou quase em cima da linha. No entanto, o Vasco teve duas boas chances: uma em cobrança de falta de Andrezinho, falta esta sofrida por Henrique na ponta esquerda. E defesa de Gatito Hernandez. E depois, na mesma jogada, cobrança de escanteio de Nenê e quase gol olímpico. Gatito mais uma vez defendeu para outro escanteio. Mas sem dúvida, o Vasco hoje teve uma atuação bem melhor do que nas últimas partidas.

Com relação ao novo técnico. Milton Mendes tem raízes cruzmaltinas, Foi nosso jogador, de 1984 a 1987, tendo sido campeão de juniores em 1984, junto com Romário e campeão estadual em 1987, também com Romário. Ele era lateral-direito, reserva de Paulo Roberto. Depois fez carreira em Portugal. Era um jogador discreto, nada excepcional. E por lá fez cursos de treinador, tendo obtido o certificado mais valorizado para treinadores no mundo. Tem bom currículo. Não era o preferido da torcida, haja vista inúmeras reclamações nas redes sociais, além da forte oposição a atual diretoria. Momento tenso. Mas Milton Mendes é sobretudo uma aposta em um trabalho sério e criterioso, de forma a se dar um padrão tático a esse time do Vasco. Melhor aguardarmos antes de tecermos críticas ferozes a ele. Vamos dar a chance a Milton Mendes. Tomara que tenha êxito. Sucesso ao novo treinador. Para ele e todos nós da nação cruzmaltina.