Bom, o que era facilmente previsível desde o início do ano, está se confirmando: o Vasco com dificuldades no campeonato mais complicado do país. Não está sendo fácil. O título do carioca deu falsas esperanças a uma parte da torcida (a parte que deixa a paixão cegar um pouco, é bem verdade), e as atuações e resultados do brasileiro estão sendo de um amargor duro pra quem acreditava no time esse ano. Eu venho falando nas rodas de conversas há tempos que minha torcida é pra que a gente consiga se manter – e principalmente terminar – no meio da tabela, e fui apontada por alguns como pessimista. Não é pessimismo, gente, é a nossa realidade. Temos um plantel enooooorme, mas de qualidade bem questionável, e a culpa é da grana, ou da falta dela. Não tem como fazer milagre, com ou sem “respeito”.
Claro, se o Vasco surpreender e beliscar algo mais acima, estarei eu aqui comemorando e torcendo pra que a gente volte a ser o Vasco que queremos e de que sentimos falta, mas, repito, seria surpreendente. É início de temporada, eu sei. Muita coisa está por vir. Nosso papel é torcer, apoiar e aprender a cobrar na hora certa e das pessoas certas.
_____
Sobre ser sócia do Vasco. Gente, tá muito difícil. Li os textos da Carolinna, os comentários do Kiko e a estapafúrdia história do Zeh. Vivi há alguns anos a mesma odisseia aqui em casa. Tentativas de cadastro, pagamento efetuado e zero retorno do clube. Nem carteira, nem novo boleto. Anos depois, cadastro inativo, contato para regularização e nadica de nada de resposta. Fora o abandono em relação aos torcedores de fora do Rio. O Vasco é grande, é gigante! A torcida de casa é a que está mais presente, a que pode acompanhar jogos, treinos e o dia-a-dia do clube, das suas dependências, de outras modalidades. Mas tem muita gente de longe apaixonada pelo Vasco. Muita gente mesmo. Moro em João Pessoa e aqui não temos muita tradição com os clubes locais. Times de São Paulo vem com um pequeno crescimento de uns anos pra cá, mas o grosso mesmo torce pros times do Rio, especialmente pro clube da galinha preta e pro Vasco. Quais são os benefícios oferecidos pra gente? Porque ser vascaíno já é uma delícia, já é uma honra. Ter nossos nomes como associados certamente é de um prazer inenarrável, mas convenhamos, o carinho com a torcida precisa existir, especialmente nesses anos que não vêm sendo os melhores.
_____
Sigamos, enquanto isso, na torcida que podemos ser, apoiando, gritando, seja com prantos, raivas ou gargalhadas. Na alegria e na tristeza, como deve ser todo amor incondicional.
Saudações Cruzmaltinas!
/+/