Não basta apenas ter sorte, precisa ter competência.

Amigos,

Mais uma semana livre para acertar o time, observar jogadores e, por que não, testá-los contra o Bonsucesso? Nosso time já está classificado e pode se dar ao luxo disso.

Sábado jogaremos sem Andrezinho e Luan. Segundo nosso treinador Jorginho, não é para poupar, é uma necessidade.

Acho até que o zagueiro Rodrigo poderia também ser poupado para tratar e completar sua total recuperação da luxação do ombro.

E teremos também a ausência do atacante Riascos, com grau um de estiramento na coxa direita. Para alguns, a grande oportunidade do Thalles, para outros ficar sem nosso homem gol é desvantagem, agora que ele deslanchou. Lembrando que o término do seu contrato é em maio e que o jogador gostaria de prorrogá-lo até o final do ano, devido à sua fase no club, à adaptação da sua família ao Rio de Janeiro e ao nascimento da sua filha.

Precisamos concordar que ele melhorou muito de produção, apesar de às vezes perder a bola em lances inacreditáveis.

Outro ponto: é mando de campo do Bonsucesso, mas sabemos que quem põe torcida é o Vasco. Precisava colocar o jogo em Xerém, possivelmente com time misto e num jogo que não vale nada?

+++++

Domingo tivemos “o clássico dos líderes”. Apesar da marcação do time do Botafogo ser forte, o Vasco dominou a partida e mostrou quem manda em casa. Infelizmente, o jogador do adversário acertou um chute indefensável – nunca mais na vida acertará outro igual.

Vasco merecia a vitória, porém mostrou que tem o futebol mais consistente do campeonato, um time que joga em conjunto e unido. Falta apenas um centroavante (que pode ser o Thalles) e acertar algumas peças.

Achei a substituição do Júlio dos Santos errada naquele momento do jogo. Era pra sair o Jorge Henrique, que até hoje só fez uma partida boa desde que chegou: a primeira. Porém, o técnico Jorginho tem estrela. O time engrenou e o gol saiu. Não basta às vezes apenas capacidade, precisa de sorte também. E que ele permaneça com as duas.

+++++

A excelente notícia da semana foi a Renovação do contrato do Martin Silva até 2019. Quando chegou, o time estava em baixa e ele aceitou o desafio. Permaneceu em dois rebaixamentos e já ganhou camisa por essa dedicação e entrega.

Carinho, ele já tem da torcida do Vasco, que nos últimos anos esteve órfã de goleiros e ele, com grandes defesas, caiu nos braços da torcida.

Tomara que ele repita o sucesso que o goleiro estrangeiro Andrada conseguiu no club.

Lembrando que, anteriormente, Martin Silva não tinha renovado o contrato e sim o visto de permanência no país, o que possibilitou a renovação de contrato.

+++++

Entramos no último jogo da primeira fase do carioca 2016 e a partir da semana que vem o campeonato começa de verdade, com os quatro melhores de cada grupo formando um único grupo de oito times se enfrentando.

Teremos muita choradeira da dupla que quer mandar no futebol carioca. Não quiseram comparecer nas reuniões que definiram os critérios e regras do campeonato e a principal, que eles mais reclamam, é o mando de campo.

Segundo a FFERJ e o regulamento do campeonato:

“IX – DA TABELA, DO LOCAL DOS JOGOS E DO MANDO DE CAMPO

Art. 17º – O número de mandos de campo de cada associação na segunda fase será determinado em função de critério técnico, considerada a classificação ao final da primeira fase.”

Vamos aguardar o novo mimimi. Não basta não comparecer, precisa também ser eficiente em campo.

+++++

Infelizmente, nossa promessa do futsal, que já estava em transição para o futebol, saiu do club. O garoto Agner, grande revelação do chupetinha, sub-7, quando fez mais de 100 gols em 2012 e ganhou de maneira invicta todos os estaduais. Em 2014 também passou da marca dos 100 gols, se tornando o garoto referência na categoria. Ano passado conquistou tudo com seus companheiros.

De fato, ainda um menino, com 11 anos, é muito cedo para saber se também brilharia no futebol de campo, porém categoria pra fazer gols ele sempre teve e perder pros flores nosso menino não é nada legal.

O sonho de ser Vasco não pode parar.

+++++

Sábado, Bonsucesso x Vasco em Xerém. Tomara que a garotada continue mostrando seu valor. À torcida do Vasco, peço paciência. Exigem a entrada deles, mas no primeiro toque de bola errado vaiam. Eles são nossas jóias e precisam ser preservados.

+++++

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente.

+++++

E você já é Sócio do Vasco? Está esperando o quê?

+++++

Toda segunda-feira tem o programa FALA VASCAÍNO às 22 horas. Não percam!!!!
www.youtube.com/falavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com