Missão parcialmente cumprida

Com o último jogo do primeiro turno da Série B realizado na última terça em que o Vasco arrancou um providencial 0 a 0 diante do Ceará, conseguimos deixar encaminhada nossa missão principal: a volta à Série A. Além de uma pequena gordura que são os 4 pontos de vantagem para o próprio Ceará, segundo colocado, cumprimos a primeira parte da missão que foi chegar a frente no final do turno e colocar 9 pontos de vantagem para o quinto colocado. Agora, teremos uns 17 dias de descanso para ajustar os erros que andaram ocorrendo nos últimos jogos, relaxar e conquistar 27 dos 57 pontos em disputa no returno da Série B para cumprirmos a outra parte da nossa missão.

Quanto ao jogo contra o time do Ceará, foi um jogo de dar sono ao mais atento espectador. Poucas chances de gol, uma defesa de um goleiro de cada lado e uns dois chutes para fora em oportunidades que o Ceará teve. Enfim, pouca coisa. Pelo menos, o Vasco cometeu poucas falhas na defesa, voltando ao pragmatismo do seu setor defensivo. No primeiro tempo ficou claro isso: o Ceará partiu para cima, teve duas chances claras de gol, em que perderam cara a cara com Martin Silva e uma cobrança de falta de Rafael Costa que Martin defendeu bem. O Vasco só deu um chute a gol e em sua volta, Nenê quase não apareceu em campo; nem nas cobranças de escanteio.

No segundo tempo ? Uma autêntica pelada; parecia que os dois times jogavam um amistoso, esperando o tempo passar, sem maiores sustos para as defesas das duas equipes. E isso favoreceu à nossa equipe que já meio que cozinhava o jogo no primeiro tempo, com seu pragmatismo defensivo. E conseguimos o que queríamos: um empate que nos manteve a 4 pontos do Ceará, que já tínhamos na rodada anterior. E assim teremos um descanso tranquilo para relaxar o time e corrigir os erros que persistiram nos últimos jogos. Até porque, no nosso retorno às atividades, teremos o Sampaio Correia, jogo relativamente tranquilo, no dia 20, no começo do returno da Série B e o jogo mais relevante: o primeiro jogo pelas oitavas da Copa do Brasil dia 24, contra o Santos na Vila Belmiro. E quanto a esse jogo ? Será um jogo duro, o Santos é o atual líder do Brasileiro, com o empate ontem ante aos mulambos em 0 a 0. Mas não jogaram nada. O Flamengo podia ter vencido. Se o Flamengo endureceu o jogo contra eles, por que não poderíamos também ?

Até a volta Vasco. Que tenhamos um bom descanso e possamos corrigir os erros até a partida contra o Santos.