Time com mais pênaltis no estadual…

boavista penalti vasco

Matéria não assinada do extra de ontem, 27/03/2015, sobre o Vasco:

Caso queira ver a matéria em sua origem, clique aqui. Recomendo tapar antes o nariz.

Time com mais pênaltis no Estadual, Vasco já coleciona três vitórias graças às infrações

Com nove desfalques, os vascaínos já entraram em campo sabendo que vencer o Boavista, em Saquarema, não seria missão das mais fáceis. E a vitória, suada, só veio graças a um pênalti. De novo. Com uma penalidade a seu favor nos acréscimos, o time de São Januário venceu por 2 a 1 e encostou na liderança do Estadual.

— O gol foi de pênalti, mas o Vasco foi merecedor. Porque buscou o resultado a todo momento — comentou o volante Lucas, um dos poucos a se salvar na equipe, que sofreu com a falta de entrosamento dos jogadores.

Com o de ontem, foram quatro pênaltis no total para o time, que lidera essa estatística na comparação com os outros grandes. A rotina de penalidades tem sido importante para os vascaínos, já que, dos 29 pontos conquistados, seis têm relação direta com os gols de pênalti.

Três deles (contra Fluminense, Bonsucesso e Boavista) decretaram a vitória no placar. Com uma curiosidade: todos no segundo tempo, sendo os dois últimos nos acréscimos.

Ao contrário do marcado contra o Bonsucesso, o desta quinta não foi polêmico. Com o 1 a 1 no placar até os 46m, Thalles foi derrubado na área. Anderson Salles, que também fez o primeiro, cobrou com categoria.

No 5o parágrafo da matéria (o último copiado acima), enfim, o leitor consegue depreender que o pênalti marcado contra o Boavista, tema central da matéria, realmente aconteceu. Mas o autor jamais afirma isso. Afirma, sim, que o pênalti marcado contra o Bonsucesso foi “polêmico”, termo da moda usado quase que diariamente por esta imprensa para suavizar os erros de arbitragem quando de seu interesse ou, pior, para criar dúvidas sobre lances normais de partida. O pênalti contra o Bonsucesso realmente parece não ter ocorrido. Eu não o marcaria.

Todos os demais pênaltis marcados para o Vasco no campeonato foram corretamente assinalados. Claro, este não é o foco da matéria, que objetiva lançar sombras sobre a campanha do Vasco que, longe de ser brilhante, é digna. Tampouco lembra de um gol mal anulado em São Januário, também no último minuto, contra o Barra Mansa. Tal gol devolveria os dois pontos ganhos de forma irregular, com o pênalti contra o Bonsucesso, citado acima.

Perguntas que ficam:

– Sendo os pênaltis legítimos, qual o objetivo do Extra ao publicar a matéria?
(Vasco beneficiado pela arbitragem. Efeito Eurico)
– Qual será a atitude da assessoria de imprensa do Vasco da Gama com relação ao veículo?
(Nenhuma. Existe assessoria no Vasco?)
– Você que chegou até aqui na leitura, já viu alguma matéria parecida sobre algum outro clube?
(Claro que não. Mas tudo isso é uma simples coincidência)