A maior motivação desse elenco deve ser representar o Vasco

Amigos,

O Vasco perdeu sua primeira partida em casa e foi como se o time tivesse sido rebaixado novamente em São Januário. Vaias e xingamentos. Pra muitos, o time não presta. Como assim? Duas derrotas e a primeira em casa depois de sete meses, o único no país a conseguir tal feito esse ano e não existe mais mérito, não existe mais trabalho e reconhecimento?

Acho um pouco demais para tudo que foi feito e alcançado até agora. Estamos liderando a competição, quatro pontos a frente do segundo colocado e a seis pontos do primeiro fora da zona de classificação. Acredito que o objetivo é subir o quanto antes e ter uma gordura acumulada para também chegar bem na Copa do Brasil.

Sinceramente eu me pergunto o que faz um torcedor reclamar do preço do ingresso, que de fato é caro, ir ao estádio pra vaiar? Ganhar e perder faz parte e faz tempo que esse time não faz uma excelente apresentação. Estava jogando pro gasto para fazer o resultado.

O que faz um jogador se motivar jogando uma série B, jogando em campos esburacados, com péssima arbitragem, muitas das vezes mal intencionada, viajando de norte a sul do país, com grande desgaste físico, às vezes sem tempo para treinar e nem estar com a família? Nada!

Os jogadores cumprem tabela para trazer o Vasco de volta a elite, de onde nunca deveria ter saído. Mas a partir do momento que vestiram essa camisa e aceitaram essa “missão”, vestir a camisa do Vasco e representar essa Instituição precisa ser a motivação.

Sempre lembrei nas minhas colunas de que temos um time, mas pro elenco pouquíssimas peças possuem o mesmo nível técnico dos titulares. O time está caindo de produção, como um todo, por tudo o que disse anteriormente. Além disso, os poucos craques não estão produzindo mais como antes.

Nem acredito apenas num desgaste físico, mas também porque o time do Vasco, taticamente, se tornou previsível, assim como as substituições do Jorginho durante o jogo. Os adversários também estudaram o time do Vasco e começaram a marcar nossos principais jogadores, forçando o time a jogar pelas laterais, onde um lateral é deficiente no cruzamento e o outro fica mais no setor defensivo.

Quanto ao centroavante, fica claro que os nossos dois estão pesados demais para um esquema que precisa de velocidade para furar as retrancas da maioria dos times que o Vasco enfrenta. Aliás, a grande maioria dos adversários fica plantado no setor defensivo, não dando chance do Vasco trabalhar a bola. Se não colocar um centroavante com mais mobilidade, ficaremos sem nosso homem gol.

Por que o técnico Jorginho não começa a dar mais chance para os garotos da base Caio Monteiro, Evander e Henrique? E não colocá-los apenas faltando quinze minutos para acabar, achando que podem fazer milagre? Quando eles erram, a torcida já não tem a mínima paciência. Eles precisam de entrosamento e ritmo de jogo. Vamos precisar deles ao longo do campeonato, até mesmo para dar mais juventude ao time.

+++++

Jogamos contra o Londrina apenas o suficiente para fazer o resultado. Nossas jogadas estão manjadas e quando o adversário marca, o Vasco tem dificuldade de produzir. Perdemos o zagueiro Rodrigo, que tomou dois cartões amarelos por reclamação, e o volante William, machucado. Dois grandes desfalques. A substituição pelo zagueiro Jomar é certa, já no meio será uma surpresa do Jorginho.

+++++

O basquete do Vasco começou a montar elenco para o NBB. Confirmada a permanência do Palácios, Ricardinho, Marcio, Drudi, Helio, Gaucho, Marcellus e a chegada do armador Nezinho, grande jogador com passagem pela seleção, Ribeirão Preto, vindo de Franca e a chegada de dois pivôs, que realmente o time estava precisando: Bruno Fiorotto, com passagem também pela seleção, e Wagner.

Lembrando que é um ano de volta à elite e o grande objetivo deve ser se classificar entre os doze primeiros. O que vier é lucro. O Vasco entra para ganhar sempre. A espinha dorsal está pronta e o time é muito unido, podendo chegar mais longe. Enquanto isso, nosso principal rival perde seu principal patrocinador. Já estariam tremendo? hahahahahah

+++++

Hoje tem Vasco e CRB. Um jogo difícil e bem disputado em que o adversário tem bom passe e velocidade na saída de bola. Um a zero é goleada. Voltar com os três pontos é importante. Tivemos dois jogos duros contra eles na copa do Brasil e Vasco já conhece o adversário.

+++++

Sempre ao seu lado, incondicionalmente.

++++++

E você já é sócio do Vasco? Está esperando o quê?

+++++

Toda segunda-feira tem o Programa Fala Vascaíno às 22 horas. Não percam!
www.youtube.com/falavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com