Sua imensa torcida voltou a ser bem feliz.

Amigos,

Depois de um sufoco para vencer o Resende em São Januário, acho que a torcida Vascaína, na quinta, após o primeiro jogo da Copa do Brasil, foi dormir feliz. Feliz pelas contratações em campo, pelo toque de bola objetivo, pela velocidade das jogadas e da capacidade técnica e juventude dos novos jogadores.

Ficou claro que a entrada do Jean, volante, desde o segundo tempo contra o Resende, já fez a diferença no nosso meio campo. Ele às vezes se posiciona como terceiro zagueiro, o que dá mais liberdade para nossos laterais subirem e dá mais cobertura pra nossa zaga. Excelente contratação.

A entrada do Gilberto mostrou que agora temos um lateral direito de verdade. Sem termos que nos preocupar com a defesa porque ele volta e também participa muito ofensivamente, inclusive com lançamentos precisos e passes certeiros.

A entrada do Kelvin modificou nosso ataque. A velocidade que ele impõe no jogo e as triangulações com o Nenê despertaram no torcedor Vascaíno aquela sensação: isso está ficando bom. Alguns citaram que Kelvin perdeu muitos gols, lembrando que ele é um atacante que cai pros lados e não um centroavante.

Alan deu conta do recado na lateral esquerda no lugar do Henrique. E o que dizer do Guilherme? Ele simplesmente é corajoso, parte pra cima do adversário, habilidoso, volta pra ajudar na marcação e se arrisca. Fico muito feliz em ver nossos meninos arrebentando. Gostaria muito que Thalles fosse contagiado por essa safra da nossa base mostrando seu valor. Quer mais fases ruins do que o Guilherme passou e deu a volta por cima?

Muitos falam que o adversário era fraco, porém este mesmo time empatou com o Santos-sp ano passado. Quem fez o Vasco ser absoluto foi o próprio time do Vasco, com personalidade, impondo seu ritmo de jogo e objetividade. Os gols foram de bola parada, oriundos de dois pênaltis, mas foram devidos a duas jogadas em direção ao gol. O que mostra que o Vasco ia pra cima do adversário e procurava jogar ofensivamente.

+++++

Ainda que Wagner, Bruno Paulista, Andrés Escobar, e os meninos, Andrey e Mateus Vital ainda não tenham tido oportunidades. Que Evander, Andrezinho e Pikachu estejam no elenco. Estamos não apenas montando um time, mas também qualificando um elenco. Fora o volante Douglas que ainda está com a seleção brasileira.

Gostei do que vi e espero que com o tempo e o entrosamento essa equipe nos dê muitas alegrias. A juventude, a vontade em campo e a liga desses jogadores serão fundamentais para o sucesso.

Que o técnico Cristóvão não invente escalar ninguém fora de função e explore o máximo de qualidade de seus jogadores.

Que o zagueiro Rodrigo não estrague esse grupo que está se formando por causa da sua autoridade, da sua arrogância e seu preciosismo.

E a confirmação do Luís Fabiano enche de esperança a torcida Vascaína. Chegou nosso homem gol. Registrado e faltando apenas a documentação de transferência. Todos jogadores foram registrados para jogar o carioca. Agora só falta um zagueiro. Mesmo que contra um adversário fraco tenha dado conta, Rafael Marques não é nome pro Vasco.

Sua imensa torcida bem feliz dormiu em estado de euforia na quinta e acordou na sexta almejando voos mais altos.

+++++

Nosso time de basquete perdeu do Mogi e ganhou do Macaé. Dois jogos em que o Vasco errou muito e deixou o adversário muitas vezes tomar conta do jogo. No último jogo jogamos sem Nezinho -adoentado – e ele fez muita falta ao time.

Nosso poder de marcação aumentou muito depois da chegada do técnico Dedé, mas às vezes dá uns apagões na equipe e o adversário domina o jogo. Essa instabilidade, falta de regularidade nos faz perder jogos importantes.

Outro alerta é a quantidade de cestas perdidas praticamente embaixo do garrafão, ou por ganchos mal dados ou por displicência ao arremessar. O time precisa estar mais atento.

Sinto também às vezes uma falta de vibração dentro de quadra. Neste momento vejo a importância do Marcio com sua experiência e sua cobrança e também o Gaúcho, que voltou a jogar aquele basquete que todos nós conhecemos e que o levou a ser MVP da final da liga ouro. Sinto também falta do Ricardinho no banco, já que nunca mais o vi relacionado. Tem horas em que experiência faz muita diferença, principalmente em jogos decisivos.

Amanhã, jogo difícil contra o Campo Mourão fora de casa. Temos tido dificuldades em jogar contra aqueles considerados times “mais fracos” da liga. Confio no trabalho do Dedé, da comissão técnica e nos jogadores. Acreditem, porque vocês têm técnica e já mostraram contra adversário fortes e favoritos que são capazes. Amanhã será o jogo da TV.

+++++

Que esse time do Vasco nos permita sonhar e que a torcida do Vasco volta a ser feliz.

+++++

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente.

+++++

E você já é sócio do Vasco? Está esperando o quê?

++++++

Toda segunda-feira tem o PROGRAMA FALA VASCAÍNO às 22 horas. NÃO PERCAM!!!!
www.youtube.com/falavascaino

Siga no instagram: @programafalavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com