A hora de pensar apenas no Vasco

Amigos,

É irritante, é vergonhoso, é decepcionante acompanharmos o Vasco. Eu vou ainda a todos os jogos por amor. Eu pago minha mensalidade de sócio por amor. Quem ama cuida e não abandona.

Sei que muitos dizem que não vão virar sócios enquanto Eurico estiver lá. Não voltam ao clube enquanto ele for presidente. Pelo contrário, agora, mais do que nunca, é importante a voz do torcedor, a associação em massa mesmo que não seja para esse pleito. Sei que muitos não podem. Respeito demais e entendo, mas muitos podem e não querem. Se esse pensamento continuar, isto significará a perpetuação de uma família no poder.

O que está acontecendo hoje já sabíamos que ia acontecer. Eu avisei em todos os grupos que participo antes e depois das eleições: se associem no plano mais barato com poder de sócio, categoria sócio geral, porque vai ser fechada. Dito e feito. Entendam que quanto menor a quantidade de sócios votantes, mais fácil é a manipulação.

Não pode um clube com uma torcida com quase 20 milhões de torcedores apenas cerca de nove mil poderem votar.

Se associem. Façam uma poupança e quando tiverem o montante da taxa de adesão, se tornem sócios. A mensalidade é quase igual à de um plano torcedor. Por que o clube só faz divulgação do “seja um gigante”? Porque o associado desta categoria não vota. Esse sócio se torna interessante. Não tem participação política.

Temos que entender que o maior patrimônio do Vasco é sua torcida. Sem ela, ele não sobrevive. Presidente passa, diretoria passa, jogador passa, mas o clube é eterno. Nós somos os verdadeiros donos do Vasco. Vamos ficar de mãos atadas sem fazer nada? Só nós podemos mudar esse cenário.

O Vasco precisa de renovação. O Vasco precisa de gente que queira arregaçar as mangas e trabalhar por amor. Não dá pra viver de passado.

Cansei dessa história de que um deixou dívida e depois o outro pegou a dívida, mas o outro também aumentou a dívida e poderia ter feito outro trabalho e não fez. Chega! Perde-se muito tempo xingando, ofendendo e deixando o Vasco de lado.

Está na hora de lutar, enfrentar e vencer. O Vasco pede socorro e só nós torcedores podemos ajudá-lo.
O Vasco não sobrevive mais dessa maneira.

Como podemos ter um dirigente no futebol que nunca trabalhou nele? Como podemos ter um técnico que nunca fez um trabalho decente? Somos gigantes! Não podemos nos contentar com migalhas. Quero brigar nas cabeças. A nossa história é de lutas e glórias. Olhem para trás, lutamos contra tudo e contra todos e nos orgulhamos disso.

Não podemos admitir que um técnico diga que sofreu racismo para justificar seu péssimo trabalho e o presidente do clube vá à mídia concordar. Isso vai contra tudo de que nos orgulhamos. Contra o que somos.

Não posso admitir que no banco de reservas fique uma pessoa que, a cada tempo técnico e intervalo de jogo, tenha a capacidade de fazer o time voltar pior. Um time sem padrão de jogo, sem posicionamento em campo. Sinceramente, nessa hora nem quero culpar os jogadores. Não posso fazer essa covardia em avaliar os novos reforços sem que eles sequer tenham tido a chance de mostra seu verdadeiro valor, porque não existe técnico.

Muitos dizem que a equipe treina há dois meses e está morto. Como o time vai estar bem se parece um bando em campo, sem postura tática nenhuma? Todos ficam soltos e tentam individualmente porque não são treinados para jogar coletivamente. Todo jogo é um buraco em campo e, quando sofremos contra ataque, todos voltam desesperadamente para tentar solucionar o problema. Isso gera um absurdo desgaste físico, desnecessário. Correm três vezes mais do que precisam e o resultado, além dos péssimos placares e apresentações, são lesões constantes dos nossos jogadores por não aguentarem essa correria sem objetividade. Isso gera esforço maior e comprometimento físico. Não existe preparador físico que dê conta disso. Um time que sabe ocupar espaços, sabe jogar coletivamente e tem objetivos está melhor preparado e sofre menos desgastes.

Está na hora da oposição se unir, como tenho visto alguns grupos se unirem. O Vasco só vencerá e sobreviverá quando o Amor ao Vasco prevalecer em cima dos interesses. Hora de deixar a vaidade de lado e pensar apenas no Vasco. Hora de interesseiros que nunca vivenciaram o clube, que se dizem preparados, mas nunca estão presentes nos jogos, sumirem. O Vasco não precisa de vocês. O Vasco não precisa de gente que se esconde em redes sociais. O Vasco precisa de gente que conhece o clube e quer trabalhar de verdade por ele.

Estamos em risco de nem ir por pontuação para a fase final do Carioca e pelo resto do ano só teremos o Brasileiro. Insistirão no erro? O Vasco não é de uma, duas, três pessoas. O Vasco é de sua torcida – milhares de torcedores espalhados no Brasil que amam esse clube e estão sofrendo, envergonhados com tudo.

Que agora nosso presidente escolha um técnico que agrade a torcida, para podermos lutar juntos e, com isso, receber um pouco de paciência da própria torcida pra poder trabalhar. Um técnico competente, que entenda de futebol, e respeite as características de seus jogadores, colocando os melhores naquele momento pra jogar. Vêm aí dois clássicos. Difícil, porém não impossível. É só não inventar e trabalhar sério, pensando apenas no Vasco.

PS:  Ainda escrevia essa coluna quando saiu a notícia de que o Cristóvão não permaneceria como técnico. Antes tarde do que nunca.

+++++

Irei ao jogo domingo contra o Botafogo, e na quarta contra o Madureira. Sempre irei por essa camisa. Ela não pode ser abandonada. Eles passam e o Vasco fica.

Desculpe o desabafo. Você, torcedor Vascaíno, não se deixe iludir por bravatas, com mocinho bonzinho se passando por mega empresário. O Vasco precisa de amor e trabalho e só unindo forças sairemos dessa.

FORA CRISTÓVÃO!
QUEREMOS E PRECISAMOS DE UM TREINADOR DE VERDADE!

+++++

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente.

+++++

E você já é sócio do Vasco? Está esperando o quê?
++++++

Toda segunda-feira tem o PROGRAMA FALA VASCAÍNO às 22 horas. NÃO PERCAM!!!!
www.youtube.com/falavascaino

Siga no instagram: @programafalavascaino

Posted By Carolina Sousa

5 Comments

Luan Klisman

Boa Carolina, sou de Sergipe(afinal o nordeste é Vasco) e acompanho o programa no YouTube, parabéns pelo texto, não sabia desse detalhe do sócio​ torcedor que mencionou. Só sócios do Rio podem votar ? Abraços e S.V./+/

Carolina Sousa

Não. Qualquer sócio proprietário pode votar. Infelizmente pra votar precisa estar presente. Ainda não temos um sistema de voto à distância.

Sérgio Luís Durço Maciel

Sinceramente ou vocês tem muita bronca do Eurico por pura manipulação da flapress que odeia o Eurico (essa eu compreendo) ou vocês não sabem nada de Vasco. Eu virei sócio proprietário diamante porque na época aderi ao programa sócio torcedor criado na administração Eurico. A gente pagava três anos consecutivos (não livro mais se era dois ou três anos) uma prestação de 15,00 por mês e ganhava ao final o título de sócio proprietário diamante. Só não se associou quem não quis.

Diogo

Carolina,
Porque se associar se você não vai poder votar? Não vai fazer a menor diferença.

Carolina Sousa

Apenas para fingir que o sócio tem participação porque o dinheiro que entra é mínimo.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *