A hora da retomada das vitórias. É tudo ou nada!

Amigos,

Mais uma vez perdemos e parecemos um time cansado e sem disposição nenhuma. De fato não sei o que está acontecendo para poder explicar essas péssimas apresentações.

O técnico Jorginho insiste que o time evoluiu. Não sei como ele consegue enxergar tanto otimismo quando todos os adversários encostaram em nós e a tal gordura acabou.

Agora tivemos uma semana para recuperar os jogadores e poder jogar com o time completo, o que talvez seja o ideal. A volta do Martin Silva é fundamental para passar confiança à zaga e orientar o time lá atrás. Sem jogadores lesionados ou suspensos. Também queremos a volta do Nenê da invencibilidade, aquele jogador que faz diferença e que não fica reclamando e nem se jogando ao chão toda hora, tomando cartões bobos. O futebol dele é essencial para a evolução da equipe.

Jorginho resolveu abrir mão do 4-4-2 e partir para um 4-3-3, colocando o time mais ofensivo. De fato abre o time e, em tese, vai em busca do resultado, porém não sei se o fator idade permite a todos se doarem o tempo todo em campo nessa intensidade. Manter o Andrezinho recuado me preocupa, porque além de o perdermos próximo ao ataque, onde rende mais, sobrecarrega ir e voltar e ainda ajudar o Júlio César a marcar.

O ataque ele deve manter Júnior Dutra que entrou muito bem contra o Bahia e ajudou a movimentação da bola na frente, mas manter o inoperante Jorge Henrique é jogar um balde de água fria em qualquer expectativa da torcida. Sinceramente não sei ainda o que o Jorginho vê neste jogador neste momento que ninguém mais vê.

Jogo em São Januário e os ingressos continuam não atraentes para o futebol jogado e por ser série B. Acho que a diretoria poderia colaborar e é a hora da torcida fazer a diferença. Lembro bem ano passado na luta para não cair que os ingressos tinham preços menores e torcida compareceu. Não é porque ainda podemos continuar líderes que isso pode ser desprezado. Uma derrota e todo ano pode começar a ser perdido e bater o desespero e aí vai querer torcida presente apoiando como? Quando todos estiverem desestimulados?

+++++

O técnico Jorginho deveria manter uma mesma escalação e dar ritmo e entrosamento ao mesmo time. O jogo contra o Santos já está chegando e pode ser um divisor de água para o Vasco. Ganhando impulsiona torcida e alavanca logo classificação para série A, mas perdendo…

Não dá para ficar mudando o time toda hora, salvo lesões e suspensões. Os jogadores precisam conhecer e saber o posicionamento dos demais em campo para o futebol fluir. Está na hora de rejuvenescer esse time, para dar mais velocidade e disposição. A garotada quer e precisa mostrar seu valor, para criarmos uma espinha dorsal com mais juventude para o ano que vem.

+++++

Surgiram boatos de que com mais um derrota o técnico Jorginho sairia e o auxiliar Zinho assumiria seu lugar até o final da temporada.

Sinceramente, na minha opinião, é uma covardia ventilar notícias como essa, conhecendo o caráter dos dois e a amizade de ambos, como se um fosse tirar o lugar do outro. Eles são muito amigos e trabalham juntos há algum tempo. Acredito que um jamais daria uma rasteira no outro. Para mim, mais uma notícia tentando desestabilizar a equipe.

Apesar de tudo, acredito no grande trabalho que Jorginho fez desde sua chegada. Ele tem méritos e os jogadores também precisam colaborar, doando-se em campo. Ter vontade e disposição.

Jorginho peca, sim, em às vezes escalar errado e substituir mal, mas quantas vezes suas “substituições erradas” também deram certo? Ele tem estrela e o Vasco, apesar desse momento ruim, liderou todo o campeonato.

Então, torcida Vascaína, é hora de estar presente em São Januário, independente da falta de estímulo de estar jogando pela 3ª vez a série B, e apoiar incondicionalmente o Vasco.

Na hora de vitórias é fácil apoiar. O mais difícil é ser fiel nas horas de dificuldade.

Sábado é dia de todos estarem em São Januário.

+++++

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente.

+++++

E você já é Sócio do Vasco? Está esperando o quê?

+++++

Toda segunda-feira tem o programa FALA VASCAÍNO às 22 horas. Não percam!!!!
www.youtube.com/falavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com