#FICAPALACIOS

Amigos,

Teremos três semanas para o treinador Milton Mendes avaliar o elenco, colocá-lo em condições físicas ideais e traçar um novo planejamento.

Estudar mais o elenco e ver quem pode de fato ser aproveitado dessa nova geração sub 20 que tem mostrado seu valor.

O Vasco anunciou a licença do jogador Rodrigo e as mídias sociais o colocam fora do Vasco. Outros colocam o jogador Nenê também fora, mas não é o que se vê nos treinamentos – a interação dele com elenco, treinador, brincando e treinando forte.

Na verdade o clube está com todos os salários atrasados há praticamente dois meses e é preciso dispensar aqueles que não jogam, aqueles que não vão ser aproveitados e que oneram o Vasco.

É preciso repensar que garotos são, além de mais novos, mais baratos e a longo prazo podem surtir mais efeito taticamente, tecnicamente e financeiramente.

Vimos no jogo contra o fluminense que temos um time lento, com elenco envelhecido e que, se não houver uma mudança drástica, passará novamente um sufoco por causa de um planejamento tardio e fraco em que se demorou a contratar, contratou errado e ainda perdeu três meses, com um técnico inexistente.

Volto a repetir que a chegada do Milton Mendes é um sopro de modernidade nessa gestão. Seu planejamento e sua visão têm de fato encantado os torcedores. Ele enxerga o que temos visto. Se terá o elenco dos sonhos em mãos e se terá sucesso só o futuro vai nos dizer, porém estamos vendo trabalhar muito e seriamente e tirando da acomodação os “donos” do time, que achavam que mandavam e que iam fazer o que queriam.

Trabalhar em dois tempos, de maneira integral, preocupação obsessiva com o físico do atleta (para melhor rendimento e prevenção de lesão) e com a parte tática têm sido os principais objetivos dele.

O time do Vasco fará dois amistosos nessa mini pré-temporada. Claro que são times fracos e acredito que a preocupação nem é o adversário em si, mas como o time se porta e obedece taticamente o que for pedido. Para ganhar entrosamento e melhorar a saída de bola. De fato, começamos a tomar menos gol, porém fazê-los continuou escasso.

+++++

O time sub-20 do Vasco joga neste domingo, às 10 horas, nas Laranjeiras, quando enfrentará os flores pela final da Taça Guanabara. Os meninos da colina ganharam do São Paulo e se classificaram para as quartas de final durante a semana da Copa do Brasil sub-20. Boa sorte aos nossos garotos!

+++++

Essa semana começou o planejamento do time de basquete do Vasco para a próxima temporada. Muitos do time serão dispensados e já foi confirmada a permanência do David Jackson, que tinha mais um ano de contrato, e do técnico Dedé.

O nosso querido armador argentino Palácios foi avisado da dispensa com rescisão apenas em julho. Muitos jogadores devem ser dispensados e poucos vão permanecer, mas a diretoria diz que cumprirá o contrato de todos. Caso eles queiram sair para outro clube, haverá rescisão e eles irão perder parte do que precisam receber.

Precisamos lembrar que, assim como no futebol e no clube, os salários do basquete também estão atrasados e são salários baixos, num time sem patrocinador.

Chegaram muito longe com a estrutura que temos e, mais que tudo, começando agora com um planejamento que discordo. Não é remontando um time quase inteiro que faremos um planejamento ser bom. É mantendo uma base e fazendo trocas pontuais para as posições mais carentes e ano após ano reforçando aquilo que se acha necessário.

Acho que o início do planejamento passa por um conversa com o técnico, que precisa se acalmar durante os jogos e não ficar nervoso e descontar sua fúria nos jogadores. Fica totalmente descontrolado, passando nervosismo pros atletas em quadra e, nesse caso, não há ser humano que consiga se concentrar com alguém nesse estado passando orientações. O comandante precisa dar exemplo pra poder ter o controle e respeito do time.

Os atletas precisam ver o técnico como um líder fora de quadra e não apenas aquele de quem precisam acatar ordens. Só assim terá o respeito dos jogadores.

Quanto à diretoria, esperamos de fato que exista dinheiro para investir no basquete. A torcida Vascaína precisa reaprender a frequentar nosso ginásio, cuja reforma foi ajudada por ela. O Basquete é uma paixão que estava guardada por muitos anos. A volta do esporte é um sopro de vida pros apaixonados Vascaínos.

Pedimos também um pouco de respeito em relação aos jogadores. Se forem ser dispensados, pedimos que conversem com eles e, mesmo com contrato até o meio do ano, que eles sejam avisados. Imagina um trabalhador ficar em casa sob contrato sem saber o que vai fazer da sua vida e sem poder se planejar também?

À torcida pedimos respeito aos jogadores e seus familiares. São seres humanos como nós. As pessoas criticarem um desempenho em um jogo é uma coisa, insultar a pessoa é outra. Todos com certeza entram em quadra tentando dar o seu máximo e honrar a camisa. Para aqueles que permanecerão, nossa torcida sempre por quem vestir essa camisa. Para aqueles que deixarão o time, nosso muito obrigado e boa sorte na nova caminhada. Fiz grandes amigos.

Na internet, nas páginas de basquete e nas grandes redes do Vasco houve um apelo muito grande pela permanência dos jogadores Marcio e Palácios. Jogadores realmente identificados com a torcida. Eu acredito que um time para dar certo precisa ter a torcida apoiando e, melhor que isso, ter jogadores que se identificam com ela, através de sua dedicação, sua empatia e sua energia em quadra representando o torcedor.

Está na hora da diretoria repensar determinadas situações. Nesse momento de crise financeira do Vasco, duvido que venham seis a sete jogadores diferenciados. É hora de ter a torcida a favor em vez de romper com a pouca que ainda acompanha o basquete.

É hora ter respeito com essa relação de identificação jogador-torcida. Se está difícil, imagina sem isso.

Então aqui também fica o apelo para a permanência do jogador Palácios, uma vez que ainda não assinou a rescisão.

#FICAPALACIOS

+++++

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente.

+++++

E você já é sócio do Vasco? Está esperando o quê?

++++++

Toda segunda-feira tem o PROGRAMA FALA VASCAÍNO às 22 horas. NÃO PERCAM!!!!
www.youtube.com/falavascaino

Siga no instagram: @programafalavascaino

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *