Eu não sou eleitor do Eurico, mas…

Vou começar este texto deixando claro mais uma vez que não sou eleitor do Eurico.

Gostaria de, friamente, analisar o que temos hoje no clube.

Eurico contratou, dentro de nossas posses, o treinador campeão paulista da temporada passada. O sujeito começou bem. Ganhou o Carioca. Vimos, contra o Flamengo e o Botafogo, o Vasco executar jogadas ensaiadas, coisa impensável com Joel, Adilson Batista e as equipes que tinham a sua disposição. Foi claramente um enorme acerto – basta olhar o que se passou recentemente no comando dos outros clubes do Rio.

Sofre agora uma grande pressão e paga pela inexperiência.

Ponto positivo: Não sucumbiu à pressão e não o trocou por qualquer professor-doutor desses disponíveis no mercado (até agora). Teria sido trocar meia dúzia por cinco.

Fez uma chuva de contratações. A maioria errada.

Trouxe Madson. Revelação do carioca, quando jogou muito. No brasileiro, parou de jogar. Anda perdido em campo, com um ar apavorado. Não acerta mais nada.

Montou a melhor zaga do carioca. Luan está sendo sondado por times estrangeiros. A zaga reserva (Anderson Sales e Douglas Silva) também era um acerto. Deixou (grande erro!) Douglas Silva sair.

A zaga, que era nosso ponto forte, andou falhando seguidamente. Não por adversários fortíssimos Luan falhou contra o Inter e contra o Galo.

Marcinho começou bem, fazendo gols. Sumiu, perdeu espaço e rescindiu com o Vasco.

Rafael Silva começou perdido. Se achou. Foi fundamental no carioca. Outro acerto.

Gilberto foi outro acerto. Com todos os erros, é raçudo, não desiste nunca.

Tentou corrigir e aproveitar Bernardo. Não conseguiu.

Tentou corrigir e aproveitar Montoya. Livrou-se dele. Outro acerto.

Manteve Martin Silva. Perdeu-o pra Copa América.

Manteve Guiñazu.

Thalles, que começou o Campeonato como um dos destaques e xodó do time, voltou de uma convocação tendo esquecido seu futebol por lá. Nunca mais fez um único jogo minimamente aproveitável.

Trouxe uma chuva de volantes inúteis. O que é Eric Bolt? Pra que Diguinho?

Onde estão os jogadores dos juniores?

Resumindo, estamos numa situação de merda. O time fez até agora três míseros pontos em 21 possíveis. Mas, por incrível que pareça, não está jogando tão mal, pelo menos até tomar um gol. Contra o Cruzeiro ainda manteve o padrão de atuação até tomarmos o segundo gol, numa falha de Charles, terceiro goleiro que até então vinha muito bem, no lugar de um instável e sempre inseguro Jordi, que nunca aproveitou as oportunidades que teve. Contra a Ponte, espalhou a bola do gol aos 50 segundos de jogo pra frente e liquidou o time ao ser expulso aos 30 minutos de jogo.

Assisti ontem à última meia hora de Coritiba X Flamengo. Um troço inominável, pavoroso de parte de ambos, muito pior do que as atuações que vi do Vasco. Ponte Preta e Goiás foi outra desgraça. Palmeiras e Fluminense idem. Não há nada em São Januário (dentro de campo, pelo menos) que seja pior que o que vi em qualquer um desses times citados.

Vou interromper o texto para reforçar que não sou eleitor do Eurico.

Ontem, depois da falha do goleiro, o time esmoreceu. A torcida esmoreceu. E isso não devia acontecer. Precisamos ajudar a empurrar esses caras pra dentro do gol adversário. Eles não estão desonrando nossa camisa. Estão correndo, lutando, se comportando dignamente com a camisa do Vasco. O resultado não está agradando a ninguém. Mas não tem ninguém de sacanagem ali não.

Espero sinceramente que este time ganhe do Sport em Recife. Torcerei muito pra isso. Eles merecem. Nós também.

Vou mais uma vez interromper o texto para reforçar que não sou eleitor do Eurico.

Mas não dá pra descarregarmos nossas frustrações no time para atingir o Eurico. O time perde, tá todo mundo de cabeça quente, e as vaias são mais que legítimas. Mas não podemos ser contaminados pelos vasbabacas que querem é aproveitar da fragilidade emocional do time para marcarem uns pontinhos políticos (com a gente mesmo!). A hora segue sendo de paciência e união em cima do time.

Esta semana o time vai jogar em Recife. Depois em Cuiabá. Que tal aproveitar então e, ai sim, ir a São Januário protestar com quem de direito? Buzinar as orelhas do Eurico, do Zé Luis Moreira, do Angioni? Pleitear reforços? Ai sim, descarregar tudo aquilo que está engasgado? É a hora do protesto. Contra quem de direito. É claro que a responsabilidade é do Eurico. Exijamos providências.

Deixemos o time em paz. Apoiemos.

Por último, repito: Não vejo corpo mole, falta de dedicação, raça ou vontade no time. Vejo nervosismo. E nisso, podemos ajudar. E muito. Ou atrapalhar.

Ah, e repito: não sou eleitor do Eurico. Sou Vasco.

Posted By administrador

3 Comments

Diogo

Vamos lá, nunca achei o Madson grande coisa. Erra a maioria dos cruzamentos e deixa uma avenida na defesa.
Rafael Silva é outro jogador meia boca.. não tinha q estar no Vasco.. Não consegue acertar os passes.. uma nulidade.
O Gilberto é só isso mesmo.. só tem raça, mas uma pontaria ridícula, até penalti está perdendo e os que acertou no carioca não foram tão bem cobrados.
O Guinazu foi mantido, mas com muito custo e uma certa lerdeza e má vontade. Corremos uma grande risco de perdê-lo para outro time.
O time foi mal planejado, não se contratou adequadamente e o resultado é esse que vemos. Não dá p tapar o sol com a peneira, raça não ganha campeonato!

Marcio

Também concordo que são poucos times melhores que o nosso, muito pouco mesmo, mas o nervosismo e a obrigação de ganhar estão complicando demais. Precisamos de reforços sim, mas não está tudo tão ruim assim. Vamos reagir.

Gabriel Vargas

Como diria um tio meu, também torcedor do nosso Vasco da Gama: “Jogador ruim tem um azar danado dentro de campo.” hahahaha

Talvez seja isso que esteja acontecendo com alguns jogadores, porque, ao menos para mim, nossas bolas entram com muita dificuldade no gol. Situações que outros times convertem, nós não conseguimos… é bola na trave, bate no zagueiro e sai… enfim, detalhes que acabam mudando todo o jogo e aumentando a tensão dentro de campo!

Tomara que a situação seja passageira, assim como ocorreu em 2010 após o retorno.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *