Enquanto houver um coração infantil o Vasco será imortal

Amigos,

Classificação garantida por desatenção do adversário e esforço dos nossos jogadores.

Está difícil ver o Vasco jogar e não se irritar. Parece um bando em campo, em que os jogadores fazem de tudo para chegar ao gol, largam suas posições táticas (se é que isso é treinado) e se arriscam, sobrecarregando os companheiros nas suas funções defensivas.

Isso só acontece porque esse ano temos jogadores mais qualificados, mas não temos treinador.

O técnico Cristóvão, além de escalar mal, improvisa jogador fora de posição e quando o jogador está bem em um setor do campo, inverte seu posicionamento, anulando às vezes o único setor que funcionava. Fora quando precisamos de um time mais rápido e ele põe jogadores tecnicamente mais lentos.

Desde seu anuncio fui contra sua vinda. Não é implicância pessoal. É baseado em números, que não são bons em nenhum clube em que trabalhou. Todas as suas torcidas ficaram insatisfeitas.

Quem achar que técnico não ganha jogo não entende de futebol ou então precisa ter umas aulas com Tite ou Cuca.

+++++

Sobre o jogo contra o Vila Nova: nosso lateral direito não foi bem, porém tem todo crédito. Além do técnico ter posto Andrezinho substituindo nenê lesionado e Wagner, que fez sua melhor partida desde que chegou, porém ainda não preparado para jogar o jogo inteiro, ficamos presos à marcação de três zagueiros adversários porque não existia velocidade no time. Por que Guilherme no banco? Acredito que futebol é momento e acho que o Guilherme está num excelente momento, aliás, o melhor dele com a camisa do Vasco. Vai esperar o menino cair de produção para aproveitar sua fase?

Outro fato que tenho observado e conversado com amigos: o Douglas tem muito boa saída de bola, mas acho-o falho na marcação. Por quer não adiantá-lo e começar a colocar pra jogar de meia? Tem bom passe e visão de jogo. Poderia render muito mais.

Quando o kelvin está jogando bem com o Gilberto, nosso querido técnico, para não dizer o contrário, inverte o kelvin de lado e mata nossa jogada.

Por que o Manga ainda não jogou? Por que não criar uma nova alternativa de jogo colocando-o para jogar na esquerda com o Henrique, que tem ido muito bem? Sendo assim teremos jogadas dos dois lados, não tornando o time previsível nem facilitando marcação adversária.

Será que o Cristóvão não enxerga isso? Por que toda a torcida vê soluções para o time menos ele? Isso está irritante.

+++++

Pegaremos o Vitória na próxima fase da Copa do Brasil, já na semana que vem, com o primeiro jogo em São Januário. Jogo esse que já teve seu dia mudado em função do jogo do adversário jogar no Maracanã no mesmo dia. Quanto ao dia, sem problemas. Mas que horário horroroso: 19:15 horas e com os preços abusivos.

Colocar 80 reais uma social e 60 uma arquibancada, sendo que o Vasco vai jogar sem nenê, em recuperação, e Luan, que acabou de operar o pé, contra um time que sempre nos trouxe dificuldades e tem também um elenco qualificado é pedir para a torcida não comparecer.

Na hora em que mais se precisa do torcedor, o afastam. Fica difícil pedir pra torcida apoiar nesse momento de adaptação do time.

Que possamos fazer um resultado positivo em casa, se possível sem tomar gols.

+++++

Sei que o Vasco não jogará esse final de semana, mas também foi atingido por essa palhaçada que se tornou esse campeonato estadual. Jogar com uma ou nenhuma torcida se tornou vergonhoso e mais deprimente do que já é esse carioca.

Por que o estado diz que é incapacitado em vez de jogar a culpa nas torcidas? Por que não diz que não tem condições de dar segurança à população? Quando querem fazem segurança de copa do mundo e olimpíadas. Mas não conseguem em um clássico?

Estão tentando acabar com o espetáculo do futebol. Estão fazendo com que crianças prefiram ficar em casa assistindo campeonato europeu pela televisão do que ir torcer pelos seus times. Estão acabando com uma nova geração de torcedores. Parabéns aos pais e responsáveis que perpetuam esse amor aos seus e conscientizam que ir ao estádio é pra torcer pelo seu time e que quem está do outro lado é adversário e não inimigo.

Qualquer dia vão nos privar de torcer. É vergonhoso.

+++++

Fora Cristovão!

Queremos e precisamos de um treinador de verdade!

+++++

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente.

+++++

E você já é sócio do Vasco? Está esperando o quê?

++++++

Toda segunda-feira tem o PROGRAMA FALA VASCAÍNO às 22 horas. Não percam!
Siga no instagram: @programafalavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com