De fato e de direito….Nunca vão entender esse amor!

Amigos,

Somos TRIcampeões (bi oficalmente e um descaradamente roubado). A torcida deve comemorar. Campeonato legítimo, de fato e de direito onde dominamos e não vimos os adversários na mesma regularidade que nós.

Ganhamos e jogamos com muita experiência, sabendo o que queríamos, devido ao grupo experiente, unido e com uma comissão  técnica profissional e que sabe trabalhar com os jogadores.

Tanto que estamos invictos há seis meses, 26 jogos. Porém  precisamos evidenciar que jogamos o campeonato carioca, denível fraco, onde sobressaíram os clássicos, em que não perdemos nenhum. Aliás, somos o time a ser batido por todos.

Ganhamos e precisamos comemorar. A torcida deu um show e mesmo nos momentos mais difíceis do segundo jogo da final não parou de cantar. A confiança, que era total, para nós era apenas crédito ao time, para os outros soberba. Isso não faz parte da nossa história e nem da nossa conduta.

+++++

Agora vem o campeonato mais importante do ano para nós: a disputa da série B e a confirmação de que ali não é o nosso lugar. É só observarmos que temos muito mais time do que vários  que estão na série A, vendo até pelos nossos adversários no campeonato carioca. O Vasco não fica atrás em hipótese  nenhuma. O atraso no reforço do time nos levou à queda.

Ressalto que temos time, porém não temos elenco. Uma possível  contusão do Andrezinho ou do Nenê nos deixa muito desfacados porque não temos peça de reposição à altura para os dois. Lembrando que nosso elenco tem idade avançada e terá muitas viagens, algumas atravessando o Brasil e quase sem descanso, o que pode prejudicar o time nos jogos.

As contratações precisam ser feitas e têm de ser pontuais. Para compor apenas é melhor ficar com os meninos da base, que dão  conta do recado.

Parece que o cruzeiro já acena com a prorrogação do empréstimo  do Riascos. Os jogadores Leandrão, Montoya e Guilherme Costa estão voltando ao Vasco. O Leandrão tem onze propostas, mas quer permanecer e o Montoya parece que vai ser dispensado pelo clube.

+++++

Tivemos o jogo da copa do Brasil contra o CRB e o Vasco não  fez uma grande partida, porém temos o Rodrigo que marcou seu gol e nos trouxe a vantagem para o jogo em casa. Deveríamos ter matado o jogo de volta, mas entendemos que havia ainda o cansaço e a euforia, e a adrenalina ainda do título estadual. Agora é preciso concentrar-nos e esquecer o título carioca. Vamos em busca de outras conquistas.

O destaque do jogo foi o goleiro Jordi, substituto do Martin Silva, titular absoluto e inquestionável.

Eu duvido que algum Vascaíno antes do jogo ainda não tivesse preocupação com o Jordi no gol. Não pela sua técnica, mas pela sua aparente insegurança.

Pensando em lesões e possíveis convocações do titular, sempre ficamos um pé atrás com o goleiro reserva. Não é que contra o CRB ele teve uma atuação espetacular? Todos os Vascaínos realmente passaram a acreditar que Jordi cresceu, está  confiante e amadureceu.

Acredito até que para o próprio goleiro essa atuação tenha sido para deixar para trás qualquer desconfiança, qualquer dúvida  sobre sua qualidade profissional. Martin Silva, com certeza, teve sua contribuição para este crescimento.

Falando ainda neste jogo, como o Nenê foi caçado em campo! Apanhou muito, e o juiz só amarelou os adversários. Assim fica impossível ficar sem se lesionar.

A série B é um campeonato menos técnico e ainda mais duro e pesado que o jogo contra o CRB na copa do Brasil. Esse foi só um exemplo do que o time do Vasco vai enfrentar ao longo do ano.

Se os árbitros forem coniventes com essas agressões, ficaremos sem nossos melhores jogadores.

+++++

Todos nós sabemos como somos gigantes pelo Brasil afora e como nossa torcida faz questão de expor essa paixão.

Após o título estadual, vimos vários vídeos dos mais diversos lugares e principalmente os mais distantes do Rio de Janeiro. Quantas festas foram feitas! Carreatas em comemoração impressionaram, mostrando que não é apenas uma fase ou momento, o amor é incondicional e independente da distância.

As outras torcidas não conseguem entender como isso é  possível. Quanto mais pressionados ou quanto pior é a fase, mais a torcida abraça e se apega a este amor para levantar e colocar o time no colo e mostrar que juntos é possível reeguer esse gigante apenas adormecido.

A demonstração de carinho em todos os lugares em que o Vasco foi ou vá jogar, a recepção é calorosa e a receptividade do elenco também às torcidas é algo inexplicável.

Temos um bom time, não temos um time excepcional, mas a alegria de poder ter o Vasco perto faz com que o torcedor Vascaíno aja como se ali tivesse o melhor time do mundo. Aliás, é assim que eu também vejo: vestiu essa camisa, tem meu apoio incondicional.

A você, torcedor Vascaíno de todo Brasil, meus parabéns. Você  mostra que o Vasco é muito maior do que ele realmente é. A felicidade, a alegria que você traz é algo que não se explica, se sente. A satisfação e o orgulho de dizer EU SOU VASCO não tem preço e é imensurável.

Nunca vão entender esse amor.

+++++

Torcida Vascaína, estamos nos playoffs (melhor de cinco jogos) do basquete para conseguir uma vaga na final da liga de ouro, onde o vencedor desta se classifica para o NBB, liga principal  do basquete brasileiro.

Perdemos o último jogo por apenas um ponto. Não jogamos bem e isso nos tirou da classificação direta para a final. Temos time para ganhar os playoffs. Os dois primeiros jogos serão no Ginásio de São Januário, domingo, às 11 horas da manhã e terça às 19:30h.

A presença  da torcida é  fundamental.

+++++

Sempre ao seu lado incondicionalmente.

++++++

E você  já  é  sócio  do Vasco? Está  esperando o quê?

+++++

Toda segunda-feira tem o Programa Fala Vascaíno as 22 horas. Não  percam!!!

www.youtube.com/falavascaino

Carolina Sousa

E-mail: carolinasousao@globo.com