“Paguem a série B!”. Qual de nós nunca gritou isso pra um colega tricolor? Quem se privou desta piadinha velha e incômoda pros amigos das laranjeiras? Ora meus amigos, quem é que quer escutar uma frase dessa? Quem danado quer viver anos e anos sendo acusado de recorrer ao tapetão, de ser favorecido por uma virada de mesa, de contar com uma bendita carta na manga?
Ver o campeonato brasileiro mudar de formato é um desejo antigo meu. Muito antigo… Não sou fã de pontos corridos. Acho um troço chato e muito cansativo, apesar de reconhecer que é muito justo. Mas não tem emoção, sabe? Pelo menos não pra mim. Não tem mata-mata, não tem a emoção de um clássico nas quartas de final, não tem rival eliminando rival, não tem pênaltis! Pontos corridos GERALMENTE tem rebaixados e campeões rodadas antes do fim, depois um povo “véi” jogando pra cumprir tabela, todo mundo cansado, alguns jogadores já sem condições de apresentar um futebol de alto nível.
Não lembro bem onde, mas li de alguém por aí que o formato atual ajuda a manter os mais variados setores do futebol funcionando a maior parte do ano. Dou a mão à palmatória, é verdade… Mas não é possível que não se pense em alguma alternativa. Se bem que a depender da CBF, é sim, mas enfim. Falemos mais de emoção. De finais. De um terceiro lugar bem mais feliz que os últimos terceiros lugares do brasileirão.
Sim, eu prefiro X rodadas de pontos corridos e depois mata-mata. Mas eu não compactuo de tapetão. Eu não quero ver o Vasco se safar da série B por qualquer mudança no campeonato em 2016, como tem sido falado por aí. Nosso caríssimo presidente tem vociferado por aí que o Vasco não cai de jeito nenhum. Esses dias ele veio com uma tal carta na manga. Em seguida, falou-se em mudar o formato do brasileiro para 24 clubes, os quatro últimos de 2015 não caindo. Li do Rica Perrone que essa mudança não partiu do Vasco/Eurico, mas a partir do momento que isso favoreceria o Club, o excelentíssimo presidente tem se comportado como se fosse uma brilhante ideia dele. Como se isso fosse mérito pra gente.
Ora, o Vasco tem uma história belíssima, uma das mais lindas do futebol nacional! Precisamos mesmo dessa mancha? Precisamos mesmo da vergonha de cair e não pagar por isso? Será que queremos virar um novo fluminense? Não, amigos. Nós não precisamos disso! Um guerreiro honrado cai, mas cai de cabeça em riste, se levanta sozinho e volta à batalha. Não precisa de “mãozinha”de ninguém para voltar ao topo e não tem cidadão que me convença que “roubado é mais gostoso”.
Pior que alguns torcedores mais novos do Vasco já vem tão sofridos nesses últimos anos, que estão passando a concordar com o Eurico de que essa seria uma linda carta na manga. “Eu quero me livrar da série B de qualquer jeito”, “qualquer coisa pra não cair de novo”. Pois eu prefiro cair. E você, pessoa que concorda com as duas últimas frases aspeadas, trate de estudar a história do Vasco. Lembre-se que nós saímos de uma liga de futebol porque não nos deixavam atuar com negros no time. A gente abriu mão de muito mais que uma série pra manter algo chamado HONRA. Vá estudar, colega. Ou, por favor, pare de trajar o manto cruzmaltino por aí, porque esse tipo de postura apenas mancha a imagem da Club de Regatas Vasco da Gama.
Saudações Vascaínas aos que honram este clube. Aos demais, desejo apenas um bom dia.
/+/