Aqui é Vasco!

Amigos,

Não estamos fazendo boas apresentações, mas estamos fazendo os resultados fundamentais para ganhar e fazer a tal gordura necessária para no final do ano respirar aliviados e, quem sabe, subir com antecedência.

Temos jogadores experientes no elenco, que sabem chegar na bola certa sem desgaste desnecessário. Claro que série B é diferente. É um campeonato de força física, resistência, retrancas de times de níveis inferiores, campos muito ruins. O time do Vasco sobra em termos técnicos perto dos demais.

Temos que ter cuidado e não entrar na pilha desses times e não perder jogadores ao longo da competição e também importantes para a Copa do Brasil. Os adversários batem muito e lesões aparecerão. E pelo que estamos vendo, os árbitros são coniventes com tais atos.

A nossa técnica “irrita” aqueles que não a possuem. Não estou preocupada se o time não der show, golear porque está jogando a série B. Time bom é aquele que faz a sua parte e vence. Feio é perder.

+++++

Ganhamos do Tupi, ganhamos do Vila Nova e nas duas vezes o estádio não estava cheio. Será que a diretoria não vê que o time do Vasco está fazendo por onde para sua torcida prestigiar, mas não permite essa condição? Não é todo mundo em tempo de crise que pode acompanhar o clube do coração em todos os jogos.

Brasília, que teoricamente possui maior poder aquisitivo, não encheu o Mané Garrincha. Agora, sábado, será um jogo de possível quebra de recorde da invencibilidade e talvez em casa um dos adversários mais difíceis: o Bahia. Cobrar cinquenta reais todo jogo na arquibancada e oitenta na social (sócia paga meia) sai caro.

Hora da torcida se fazer presente. Mas o jogo é caro pra levar a família toda num campeonato de nível técnico baixo. Claro, se desiste de ir.

+++++

Vamos enfrentar um time que vai dar trabalho, mas vamos jogar em casa. Dá para ganhar e acredito que com placar simples. Na Copa do Brasil já pegamos adversários que impõem correria e o Vasco teve um pouco de trabalho, mas acredito que com a técnica de nossos jogadores nossa superioridade sobressairá.

Volto a dizer que temos time, mas não temos elenco. Escutei ontem a entrevista do Jorginho a uma rádio local e ele disse que diretoria procura por reforços para o ataque. Realmente se faz necessário porque o Thalles não emplacou e Leandrão foi relacionado para o jogo e acredito que vai para o banco.

+++++

Temos visto alguns lances absurdos de arbitragem pelos campeonatos no Brasil. Junto com ao atraso para reforçar o time, o Vasco também foi rebaixado por esses mesmos erros. Os árbitros não fazem reciclagem e nem estão sendo punidos, indo pra famosa “geladeira”. O lance da expulsão do Diguinho foi ridículo. E eles não tomam vergonha na cara. Teremos mais uma vez que enfrentar adversários e o apito amigo.

+++++

Gostaria muito que o Vasco garantisse essa quebra de invencibilidade logo e se possível neste jogo. Essas marcas pressionam muito os jogadores e fazem muito oba oba na torcida. Claro que é legal zoar o adversário, tirar uma onda, porém, em campo, de fato atrapalha. Nem sempre vamos conseguir imprimir o nosso ritmo de jogo e às vezes a obrigação do resultado por tal fato não permite a tranquilidade durante o jogo. Os jogadores precisam ganhar por querer ganhar uma competição e não para bater recordes e entrar na história. Times bons e vitoriosos entram por si só sem precisar se preocupar com números.

+++++

Finalizando o assunto Rafael Vaz: Um jogador bom, que ultimamente assumiu uma função múltipla. Chegou em 2013 vindo do Ceará depois de ter uma boa participação por lá. Mas não se firmou. Descartou a chance dele, se envolvendo na vida noturna, farras, bebidas e agora, ao término do seu contrato, resolveu jogar tudo o que poderia. Foi bem, porém, na média geral, gastamos muito dinheiro com ele, que não aproveitou suas chances quando poderia.

A política do clube é bem pé no chão e, por incrível que pareça, tem dado certo. Gastar mais de cem mil reais com um reserva é um absurdo.

Fazer chantagem ou pressão, dizendo que vai para o rival (sem se saber se de fato irá) não impressiona ninguém. Eles farão loucura, primeiro porque precisam de um bom zagueiro, depois para afrontar. Então que vá e corra atrás da sua carreira. E aguente a pressão de tudo que vem junto. Das ofensas do torcedor passional e da cobrança por ter vestido a camisa do rival.

Fazer isso é para os fortes e corajosos. E agora vamos ver quem estava certo. Um zagueiro que sabe sair jogando e faz gols, poderia até ser um volante, mas que peca no posicionamento na área, neste time, jamais seria titular.

+++++

Segunda começam as finais do basquete da Liga de Ouro. Os dois primeiros jogos serão no Paraná, contra o Campo Mourão, que se classificou direto para as finais. Dias 30 de maio e primeiro de junho às 20 horas. Domingo, dia 5 de junho, terceiro jogo em São Januário, às 11 horas. Caso vá para o quarto jogo, será na terça, também na nossa casa. Jogo difícil contra o adversário que nos deu mais trabalho, apesar de, na fase final de classificação, termos ganho um jogo bem e perdido outro por apenas um ponto.

Agora é tudo ou nada e, se Deus quiser, rumo ao NBB (liga principal do basquete brasileiro).

Prestigiem! Eles estão merecendo nossa torcida.

+++++

Hoje é dia da final da Liga para os tantos apaixonados pelo futebol e pelos craques galácticos do futebol europeu. Eu aprecio, mas sou apaixonada e incondicionalmente pelo Vasco. Minha vida, minha história, meu primeiro amigo.

Hoje final de champions nada. Lugar de Vascaíno é em São Januário, apoiando o time que está invicto, que tem o melhor camisa dez do momento e que tem feito por merecer e conquistado na bola, sem ajuda de ninguém, suas vitórias. Não merece o apoio da torcida? Temos um time de estrelas, não estrelas que conhecemos vaidosas, mas aquelas estrelas que brilham quando precisam. E como têm brilhado na hora certa, seja treinador ou jogadores. Que continue brilhando e que essa fase dure ainda muito.

+++++

Sempre ao seu lado incondicionalmente.

++++++

E você já é sócio do Vasco? Está esperando o quê?
+++++

Toda segunda-feira tem o Programa Fala Vascaíno às 22 horas. Não percam!
www.youtube.com/falavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com