Ainda dá pra acreditar?

Amigos,

Depois de uma vitória contra o sport, o torcedor Vascaíno se encheu de esperança. Um jogo em que o time começou bem e caiu de produção, voltando a melhorar no segundo tempo. E daí vinha o jogo pela copa do Brasil contra o São Paulo. Muitos torcedores pediram time reserva, outros mistos e eu a favor dos titulares jogarem. Quando não se tem tempo pra treinar é preciso manter o time para não perder ritmo de jogo. Claro que respeitando a individualidade de cada atleta. Temos um departamento de fisiologia no clube que pode avaliar cada atleta e ver quem está apto para jogar.

Time que entrou em campo praticamente era o titular, com exceções de Leandrão e Rafael Silva, que não jogaram.

Nosso treinador mudou o esquema tático. Entrou com três volantes achando que dariam maior proteção à zaga e apenas um atacante, o nulo Herrera. Como jogar com um esquema que não é treinado para enfrentar um time que tem pato e ganso? Como jogar com um time mais envelhecido se foi o grande erro encontrado por ele quando chegou?

Resultado foi o que vimos: um time que batia cabeça no meio campo, jogadores não sabiam a quem marcar, zaga desprotegida e sem chances de gol pro Vasco.

No segundo tempo ele voltou à formação que costuma jogar. O time equilibrou o meio campo. Porém, a fatura estava liquidada.

Ficou nítido que Martin Silva não está recuperado da sua lesão. Só chutava com a perna esquerda, quando não pedia pra um zagueiro bater o tiro de meta. Nenê sem condição nenhuma de jogo. Fica claro que o jogador está esgotado fisicamente. Tanto ele quanto Bruno Gallo caíram de rendimento nos últimos jogos. Que jogo foi esse do Luan? Horroroso. Como pode jogar bem contra o Cruzeiro e cair tanto de rendimento nos outros jogos? No mais, o time foi muito mal e credito a culpa ao Jorginho primeiro pela postura covarde, porque quem entra pra empatar merece perder, e segundo pela formação em campo.

+++++

Essa derrota serviu para a avaliação de algumas coisas: no jogo de volta é quase impossível reverter o placar pelo time que temos. Então colocar garotada pra jogar. Foco vai ser único e exclusivamente no Brasileirão. Até porque terão rodadas contra adversários que estarão em fases mais avançadas da copa do Brasil que poderão colocar times reservas contra nós e nessas rodadas de quarta não jogaremos mais em algumas semanas. Tempo pra treinar mais e recuperar jogadores.

O que mais se destaca nessa derrota é que ou o time desperta de vez e joga sério ou não se sustentará na série A.

A empolgação das outras partidas serviu para elevar a autoestima, porém mostrou que time precisa ter os pés no chão, porque essas vitórias apenas nos fizeram pontuar, não nos tirou de lugar algum. Time é fraco, enfrentaremos clássicos, times no confronto direto pra não cair e times mais fortes ainda.

Chegou a hora de acordar e focar. Concentração e doação em campo. O Vasco foi até longe na Copa do Brasil com o time que temos. Serviu de lição de que não alcançaremos nossos resultados à base de poucas vitórias. Continua tudo muito difícil. Elenco voltou a se apresentar com as mesmas limitações antes vistas. Senti medo de reviver aqueles jogos. Que voltassem a ser rotina desse time.

+++++

Só nos resta ganhar ou ganhar. Nos clássicos estamos bem e os jogadores precisam acreditar que dá. E você torcedor, depois de quarta continua acreditando? É preciso ter fé. É o que nos resta. Comparecer e apoiar.

+++++

Cada campeonato é diferente e voltamos a nossa única e dura realidade: lutar pra não cair. Acredito que depois do jogo de quarta, o jogo de domingo será o diferencial para os jogadores e torcedores. Se ganhar levanta o time de vez, se perder a torcida abandona e deixa de acreditar.

Vamos acreditar enquanto houver chances. O Vasco precisa do nosso apoio e da nossa fé. Jogo a jogo e vamos esquecer o resto. Etapa por etapa. Não custa torcer pra tropeços dos adversários, mas precisamos fazer a nossa parte.

+++++

Sempre ao seu lado. Incondicionalmente!

+++++

E você já é Sócio do Vasco? Está esperando o quê?

+++++

Gostaria de convidar a todos para assistirem o Hangout do qual participo todas as terças-feiras às 22 horas: FALA VASCAÍNO.
www.youtube.com/falavascaino

Carolina Sousa
E-mail: carolinasousao@globo.com